sábado, 19 de junho de 2021

Homem é preso em operação para desativar “gatos” em fazendas do RN

Equipes técnicas da Cosern, com apoio da Polícia Militar, desativaram ligações clandestina de energia elétrica (o popular “gato”) em quatro fazendas nos municípios de Serra Negra do Norte e de Jardim de Piranhas, na região do Seridó.

O responsável por uma das fazendas foi preso em flagrante pela polícia e conduzido para prestar depoimento na Delegacia de Caicó.

O gato de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal e a pena para o responsável pela fraude pode chegar a oito anos de reclusão. Além de crime, o “gato” representa risco de morte a quem faz e a quem está próximo. A ligação clandestina também provoca perturbações no fornecimento de energia da região e pode causar a queima de eletrodomésticos dos vizinhos.

“Nos três primeiros meses do ano, a concessionária realizou 11.768 inspeções, identificou 818 irregularidades (entre fraudes, furtos e defeitos na medição) e cinco pessoas foram presas pela polícia em todo estado’, detalha Gilmar Mikeias, Gerente de Recuperação da Receita da Cosern.

A fraude é quando o consumidor já é cliente da Cosern e manipula o medidor de energia com o objetivo de reduzir o consumo faturado. Já o furto consiste em desviar energia diretamente da rede elétrica da Cosern sem a medição do consumo e o conhecimento da distribuidora.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário