quarta-feira, 18 de abril de 2018

Cheias em açudes garantem abastecimento de Patos, PB, até inverno de 2019


Os açudes de Patos sofreram uma recarga desde o início das chuvas, no mês de março, que garante o abastecimento da população até o inverno de 2019, segundo a Cagepa Regional das Espinharas.

O melhor registro foi no açude da Farinha, atualmente com 47% da sua capacidade total de águas. A barragem da Farinha, em janeiro de 2018, estava no seu volume morto. Neste mês de abril, o açude já apresenta 12,2 milhões de metros cúbicos.

A cidade de Patos ainda é abastecida por mais dois açudes. Um deles é o açude Capoeira, na Zona Rural de Santa Terezinha. A barragem está bem perto de atingir os 10% da capacidade total. Houve um acréscimo no volume de 3,6% desde janeiro deste ano. O maior problema é a vegetação, que tomou conta do açude.

O açude Jatobá, que também abastece a população de Patos, esteve totalmente seco este ano. No entanto, os números da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) já apontam que o açude atingiu 7,85% da capacidade, chegando a 1,3 milhões de metros cúbicos de água.

Mesmo com a segurança hídrica apresentada após a elevação dos níveis dos três açudes que abastecem a cidade de Patos, o abastecimento segue o cronograma de revezamento. A cidade foi dividida em 4 áreas. São três dias com água nas torneiras e um dia sem abastecimento.

G1 PB




Nenhum comentário:

Postar um comentário