quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Ranking da Conmebol dará peso extra a últimos 10 campeões da Libertadores

Os critérios que vão definir o novo ranking de clubes da Conmebol serão definidos nesta quinta-feira, em reunião da cúpula da entidade a ser realizada no Rio de Janeiro. O novo ranking vai servir para a a definição dos oito cabeças de chave da próxima Copa Libertadores, cujo sorteio será realizado no dia 22 de dezembro em Assunção, no Paraguai.

Com as mudanças, é possível que vários times de um mesmo país sejam cabeças de chave. Os oito primeiros do ranking serão os oito cabeças de chave, não importa de onde sejam. O que não muda é o número de vagas para cada país.

Alguns pontos já estão definidos. O critério com mais peso na elaboração da lista será a quantidade de títulos da Libertadores nos últimos dez anos – o único time com dois títulos entre 2005 e 2015 é o Internacional (2006 e 2010). A decisão é inspirada nos critérios utilizados pela Uefa.

O ranking levará em conta o desempenho nas últimas dez edições da Libertadores – até que fase cada clube foi, quantas vitórias obteve. Com menos peso, os títulos anteriores também contarão pontos.

De 2005 para trás, só serão computados pontos para os campeões – não adianta nada ter sido vice em 2004, por exemplo. O campeão nacional de cada país no ano corrente também ganhará uma pontuação extra – situação que, agora, beneficia o Corinthians.




Nenhum comentário:

Postar um comentário