terça-feira, 24 de novembro de 2015

Assembleia Legislativa vai debater carreira única para policiais e bombeiros

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realiza nesta quarta, 25 de novembro, uma audiência pública para debater sobre a “a viabilidade na implementação da Carreira Única para Policiais e Bombeiros Militares do Rio Grande do Norte”.

A iniciativa acontece às 14:30 horas no Plenarinho da Casa e foi proposta pela Deputada Estadual Cristiane Dantas (PCdoB). A ação é conjunta e tem o apoio da Frente Parlamentar de da Defesa Social e Enfrentamento à violência na Região Metropolitana de Natal e do vereador Cabo Jeoás (PCdoB).

A ideia é reunir representantes do Governo, Comandos da PM e BM, Associações de Policiais e Bombeiros Militares, além da população em geral para discutir os desafios e benefícios da criação de um Plano Estadual que contemple a unificação das carreiras de toda a tropa potiguar.

Um debate que vem ganhando força nos quartéis e fóruns que debatem segurança pública é o da unificação das carreiras policiais brasileiras, principalmente nas policias e corpos de bombeiros militares.

De acordo com a proposta, todo aprovado em um concurso policial iniciaria como soldado (PM ou BM) e teria a chance, através das medidas convencionais de progressão na carreira, de chegar ao posto de Coronel. A iniciativa seria a única porta de entrada na carreira policial e acabaria por extinguir a ambivalência entre Praças x Oficiais.

Segundo o vereador Cabo Jeoás (PCdoB) o modelo atual da Carreira Policial é desagregador, pois sempre gerou incompreensões na tropa. Ele cita como exemplo uma situação muito comum nos quarteis: um Subtenente com 29 anos de carreira e mais de 47 anos de idade, com ampla experiência profissional e de comando, pode ser subordinado a um jovem com 22 anos de idade sem nenhuma experiência profissional.

Para Cabo Jeoás a unificação das carreiras é uma medida que visa a dissolução da tensão existente entre praças e oficiais, mas também fomenta a motivação nos policiais e bombeiros militares do RN pois cria novas perspectivas e constrói novos horizontes.

“Com a Carreira Única não é possível criar privilégios só para oficiais ou somente para praças. O livre acesso às graduações permite benefícios e igualdade de patentes para todos”, explica o parlamentar.

Portal BO

Nenhum comentário:

Postar um comentário