quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Governo ainda não tem certeza do pagamento da folha de setembro, diz Gustavo Nogueira

O secretário estadual de Planejamento, Gustavo Nogueira, disse que ainda não tem a certeza do pagamento integral a folha dos servidores neste mês de setembro. 

Nós dependemos da cota do FPE (Fundo de Participação dos Estados) nos dias 10, 20 e 30. E nós não temos certeza das cotas que virão. Nenhum Estado brasileiro tem certeza da cota que virá".  Nogueira apontou uma frustração de receita da ordem de R$ 304 milhões de janeiro a agosto deste ano. 

Apesar da queda da receita, Gustavo Nogueira informou que a ordem do governador Robinson Faria (PSD) é usar todos os instrumentos legais para evitar o atraso do pagamento da folha dos servidores. 

O secretário garante que o governo vai restituir os recursos sacados do Fundo Previdenciário do Estado (Funfir), e prefere falar que a atual gestão tem feito 'aportes' em vez dos saques apontados por técnicos do TCE e deputados estaduais. 

"De janeiro até agora, mensalmente, o governo aporta recursos na previdência. E o Ipern (Instituto de Previdência do Estado) complementa essa diferença para pagar inativos e pensionistas. No rigor da lei, o governo não está sacando e, sim, aportando recursos do tesouro", disse.

"A obrigação do poder executivo, seja do RN, de outro Estado ou do país, é assumir a folha de aposentados e pensionistas se instituto ou as contribuições patronais e dos servidores forem insuficientes. Não há por que se preocupar com isso", complementou.


Diogenes Dantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário