WEB RÁDIO

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Durante assalto indivíduos tentaram incendiar a vitima no interior da PB

Na noite da última quarta-feira (29), por volta de 18h30, foi registrado um assalto na zona rural de São Vicente do Seridó, localizado no Seridó Oriental paraibano.

De acordo com informações repassadas pela polícia, dois elementos assaltaram um comerciante de 84 anos e sua esposa de 74 anos, no Sítio Santa Maria, zona leste do município, a cerca de 6 km do centro da cidade.

Os bandidos chegaram e pediram para o comerciante abrir a porta porque queriam comprar gasolina para colocar na motocicleta.

A vítima se recusou a abrir a porta do seu comércio, já que era noite e não reconheceu os assaltantes, mas devido a insistência resolveu atendê-los.

Após abrir a porta do comércio foi anunciado o assalto e começaram os momentos de terror.

Tanto o comerciante quanto sua esposa foram agredidos covardemente pelos meliantes, que ainda jogaram gasolina no corpo da vítima para atear fogo.

Em um momento de descuido dos ladrões a esposa do comerciante conseguiu fugir e foi até a casa de um vizinho pedir ajuda.

Quando perceberam a falta da esposa do comerciante os criminosos fugiram.

Eles ainda levaram uma pequena quantia em dinheiro, que seria para pagar as contas do final do mês.

O comerciante e sua esposa foram socorridos para o hospital da cidade.

O idoso de 84 anos foi transferido para o Hospital de Trauma de Campina Grande PB.

A Polícia Militar de São Vicente do Seridó foi acionada, fez diligências pela região, mas não conseguiu localizar os bandidos.


São Vicente Agora

Mais uma tentativa de furto a estabelecimento comercial no interior da PB

Na madrugada desta sexta-feira (31), foi registrado na cidade de Picuí, mais uma tentativa de assalto ao estabelecimento comercial, conhecido como Mercadinho de Beto da Sacola, onde elementos ainda não identificados, arrombaram o teto do banheiro e conseguiram chegar ao seu interior.

Segundo informações do proprietário, os elementos não chegaram a concluir o furto, em virtude do sistema de câmera e alarme existente, ter disparado no momento em que o mesmo adentrou no salão principal, fazendo com que o proprietário e polícia chegassem ao local a tempo, mas sem conseguir prender os elementos.

O referido estabelecimento comercial já foi assaltado por três vezes.

O fato foi oficializado através de B.O, na delegacia local, para as providências cabíveis.


Fonte: Portal do Curimataú - Atualização: Francisco Araújo

Prefeitura de Parelhas se reuniu com representantes do SINDISERPA onde discutiram o reajuste salarial dos servidores

Na manhã desta Sexta-feira (31), o Prefeito de Parelhas Francisco Medeiros, se reuniu com representantes do SINDISERPA – Sindicato dos Servidores de Parelhas, da Casa Legislativa Municipal, Secretários e Coordenadores da pasta funcional para definir o Reajuste Salarial dos Servidores.


A Classe do Magistério Municipal terá um reajuste de 8,32%, obedecendo ao plano de Cargos, Carreira e Salário da categoria, sendo o reajuste retroativo ao mês de Janeiro, sendo pago, após aprovação pela Câmara Municipal de Vereadores, no pagamento do mês de Fevereiro.


Os demais Servidores que recebem a cima do salário mínimo terão o reajuste de 6,78%, que também será pago no pagamento de Fevereiro, retroativo a 1º de Janeiro, após acordo firmado entre a Prefeitura Municipal e SINDISERPA.

Além do reajuste salarial, foi discutida a criação da Junta Médica no Município, a luta pelas melhorias salariais e pagamento de precatórios.



Campanha “Polícia Legal” do Sinpol percorreu interior do RN

Nos dias 29 e 30 de janeiro, o Sinpol-RN, através de seu presidente Djair Oliveira e dos diretores Francisco Alves e Kleber Campelo, percorreu cerca de 1.300 quilômetros para divulgar o “Policia Legal”, campanha lançada no final do ano passado pelo sindicato, em parceria com a Associação dos Escrivães do RN, que pretende moralizar as atividades da instituição no estado.
Ao total, foram mobilizados policiais de 13 cidades regiões do Trairi, Seridó e Alto Oeste: Tangará, Santa Cruz, Currais Novos, Caicó, Alexandria, Pau dos ferros, Patu, Caraúbas, Campo Grande, Portalegre, Umarizal, Almino Afonso e Assu.
Além de encontros em delegacias, distribuindo cartilhas da campanha, os diretores fizeram mini-palestras dando esclarecimentos aos agentes, escrivães e delegados, como uma que ocorreu em Viçosa, quando ocorria treinamento para policiais da região.
Apesar da boa receptividade dos policiais à campanha, a direção lamenta as situações muito irregulares que está encontrando e vão de encontro justamente ao “Polícia Legal”, como a presença de dezenas de presos nas delegacias, alguns deles até mesmo por crimes sexuais, que enfrentam revolta popular, ao ponto dos policiais se depararem com tentativas de invasão e fuga, podendo até mesmo responder por tais situações.
Sem contar ainda a presença de pessoas estranhas ao quadro da Polícia nas unidades e falta de viaturas para o exercício das funções.
“O grande problema é que as coisas estão piores do que imaginávamos”, desabafa o diretor Kleber.

A próxima viagem deverá contemplar os policiais lotados na região do Mato Grande e salineira, e poderá ocorrer já na próxima semana.

Fonte: Sinpol-RN - Foto: Divulgação / Sinpol-RN

Capotamento foi registrado na estrada da Palma no município de Caicó

Policiais do 3º DPRE registraram um capotamento por volta das 12h desta sexta-feira (31) na VI 999 entre o distrito da Palma e a cidade de Caicó. 

Ficaram feridas mãe e filha paraibanas, que se deslocavam da cidade de Cabedelo/PB com destino ao município de Catolé do Rocha.

As vítimas foram a senhora Ana Lays Barreto Chaves (condutora) e sua filha Roberta Gomes Chaves (passageira), que segundo a policia podem ter se envolvido nesse acidente por desconhecimento da referida via, que por sinal é cheia de curvas acentuadas.

Os PMs do trânsito fizeram o registro e providenciaram o socorro as duas vítimas que foram encaminhadas ao hospital regional com algumas escoriações pelo corpo, ficando em observação médica.

Fonte: Niltinho Ferreira


RN recebe novos profissionais do ‘Programa Mais Médicos’ em fevereiro

O Estado do Rio Grande do Norte será contemplado com o terceiro ciclo do Programa Mais Médicos do Ministério da Saúde, com a chegada dos profissionais prevista para o período de 17 a 21 de fevereiro.
Até o próximo dia 05, o Ministério da Saúde deverá divulgar a lista dos municípios que serão contemplados nessa nova fase do programa.
Mas, independente disso, a Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap) já definiu um cronograma de atividades do 3º ciclo do programa no Estado.
A programação já começa no próximo dia 07/02 com uma reunião da Sesap e dos apoiadores do Ministério da Saúde com os gestores municipais para definir as obrigações e deveres dos profissionais e dos municípios.
O cronograma da Sesap prevê para o período de 17 a 21 de fevereiro a chegada dos novos médicos e, no período de 24 a 26/02, haverá uma Oficina de Acolhimento.
Até o momento, o Estado do Rio Grande do Norte foi contemplado com a chegada de 146 profissionais, advindos do Programa, sendo 21% no 1º ciclo e os demais no 2º ciclo, o que, segundo Cláudia Frederico de Melo, integrante da Comissão Estadual dos Programas Mais Médicos e PROVAB, representa um grande avanço.
Segundo ela, a IV Unidade Regional de Saúde (Ursap), com sede em Caicó, foi a mais contemplada com o programa, recebendo um total de 28 médicos. 
A VI Ursap, sediada em Pau dos Ferros, e a III Ursap, com sede em João Câmara, seguem de perto, cada uma com 26 profissionais.

A regional Metropolitana, que tem sede na capital, foi contemplada com 24 médicos.

Selecionados na segunda chamada do Sisu já podem fazer matrícula

Começa hoje (31) e vai até 4 de fevereiro o prazo para a matrícula dos selecionados na segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

O candidato deve verificar, na instituição de ensino em que foi aprovado, o local, horário e os procedimentos para se matricular.

O estudante selecionado na primeira opção de curso que não fizer a matrícula estará automaticamente fora do processo.
 
Quem não foi selecionado em nenhuma das chamadas do Sisu ou foi selecionado na segunda opção de curso, independentemente de ter feito a matrícula, poderá participar da lista de espera.

A participação pode ocorrer apenas na primeira opção de vaga do candidato.
A adesão à lista pode ser feita até 7 de fevereiro, no site do Sisu

Os estudantes serão convocados a partir do dia 11 de fevereiro.

O sistema seleciona estudantes com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A primeira edição do Sisu de 2014 registrou cerca de 2,5 milhões de inscritos.
Foram ofertadas 171.401 vagas em 4.723 cursos de 115 instituições públicas de educação superior.
O número de vagas é 31% maior do que o registrado na edição do primeiro semestre de 2013.
Os cursos mais procurados foram administração, direito, pedagogia e medicina.

Yara Aquino, Agência Brasil

Disparos de arma de fogo foram registrados em Parelhas nesta madrugada

Dois registros de disparos de arma de fogo foram registrados em Parelhas nesta madrugada.

O primeiro caso foi registrado por volta de 00h45.

O fato foi registrado na Rua Elias Pereira da Costa, no Bairro São Sebastião, Zona Norte da cidade.

Segundo informações, foram ouvidos por populares cerca de dois disparos de arma de fogo naquela localidade.

A PM foi acionada mais não conseguiu identificar quem praticou o ato.

O segundo registro de arma de fogo foi registrado no Bairro Cruz do Monte, Zona Sul da cidade.

Segundo informações, um disparo de arma de fogo foi ouvido por populares que acionaram a PM que realizou diligencias, mais também não conseguiu identificar o acusado.


Marcos Silva 

Arma de fogo e duas munições foram apreendidas em Parelhas



A Polícia Militar de Parelhas, apreendeu uma pistola (garrucha), calibre 32, com duas munições, uma delas intacta.

A Polícia Militar recebeu informações de disparo de arma de fogo por volta de 00h20 desta Sexta (31).

A PM realizou diligencias, e na Rua Antonio Edmundo Bezerra, no Bairro Cruz do Monte, conseguiu apreender a arma com as munições, e deter um cidadão identificado por (Paulinho).

Diante do fato a PM conduziu o detido juntamente com o material apreendido para a delegacia de Polícia Civil de Parelhas para as medidas de praxe.


Marcos Silva 

Bandidos assaltam farmácia na avenida Romualdo Galvão

Dois homens armados invadiram uma farmácia na avenida Romualdo Galvão, no bairro de Lagoa Nova, e fizeram um arrastão.
O crime aconteceu na noite desta quinta-feira (30).
De acordo com a polícia, um terceiro criminoso teria ficado do lado de fora do estabelecimento para auxiliar na fuga.
O soldado Aluizio, do 9º Batalhão da Polícia Militar, disse que os dois bandidos entraram na farmácia, de cara limpa, e foram direto para o sistema de monitoramento por câmeras, arrancando os cabos que ligavam as câmeras ao computador.
Em seguida, eles recolheram dinheiro do caixa e de alguns clientes.
Inclusive, os bandidos pegaram as chaves do carro de um dos clientes, mas não levou o veículo.
De acordo com a polícia, eles fizeram isso para impedir uma possível perseguição.
Os policiais militares foram acionados e chegaram ao local pouco tempo depois.
Eles realizaram diligências, no entanto, até o momento, nenhum suspeito foi localizado.
Testemunhas contaram que eles fugiram em um veículo Pálio.

Portal BO - Foto: Sérgio Costa / Portal BO

Emparn registra chuvas em quase todos os municípios do RN

Foram registradas nas últimas 24 horas, chuvas em várias regiões do estado, segundo a Gerência de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN).

De acordo com a Emparn, essas chuvas são causadas por áreas de instabilidade sobre o oceano Atlântico, próximo a costa, associadas à circulação do vento em baixos níveis da atmosfera e a Zona de Convergência Intertropical sobre o Nordeste.

As mais intensas foram no litoral Leste, atingindo todos os municípios, sendo registradas precipitações acima da média mensal em praticamente toda região.

Os municípios de Canguaretama, com 102,5mm, Senador Georgino Avelino, 93,3mm, Baía Formosa, 92,8mm, e Goianinha, com 86,3mm, tiveram os principais índices pluviométricos nesta região.

A previsão da Emparn é de que o céu continue nublado a parcialmente com pancadas de chuva no leste, pancadas de chuva e possíveis trovoadas isoladas nas demais áreas.


Jornal De Fato 

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Vitima de queda de moto em Parelhas foi transferida para Parnamirim

Por volta das 19h45 desta Quinta-Feira (30/01), deu entrada na Unidade Hospitalar Parelhense, o jovem Humberto Xavier dos Santos, residente no Bairro Ivan Bezerra, em Parelhas.

O mesmo foi vitima de queda de moto, fato registrado na Rua Padre Bento no Centro da cidade.

Com vários ferimentos a vitima recebeu os primeiros atendimentos médicos na unidade hospitalar Parelhense, e em seguida foi transferido pelo SAMU Parelhas, para o Hospital Deoclécio Marques em Parnamirim.   

o mesmo conduzia uma moto modelo CG Titan, de Cor Azul, ano 97, de Placa KIF 8875, Jaboatão dos Guararapes PE.

A Polícia Militar também foi acionada para as medidas de praxe.

Marcos Silva


Populares revoltados com multas aplicadas pela PRF interditaram avenida em Currais Novos

Depois de inúmeras multas aplicadas em mototaxistas e veículos que estavam estacionado na Av. Sílvio Bezerra de Melo, em Currais Novos, uma parte da população se revoltou e interditou a citada avenida. 

Segundo alguns dos protestantes, foram mais de 50 multas, onde teve como principais prejudicados os mototaxistas de uma empresa localizada na avenida. 

Segundo informações, os populares interditaram também a ponte que dá acesso ao bairro Paizinho Maria ainda em Currais Novos.


Fonte: Jean Sousa

25 anos de morte do cantor e compositor Carlos Alexandre

Hoje dia 30 de Janeiro de 2014, completa 25 anos da morte de um dos cantores potiguares que mais brilhou no cenário nacional, o Novacruzense Carlos Alexandre. 

O cantor morreu em 30 de janeiro de 1989 em um acidente de carro na RN 093 entre as cidades de São José de Campestre e Tangará, Carlos Alexandre e mais três músicos voltava de um show em Pesqueira, em Pernambuco. 

Na época o cantor havia lançado naquela época o disco Sei, Sei. No seu repertório de sucessos, várias canções como "Cartão Postal", "Feiticeira", "A Ciganinha", "Sertaneja" entre tantas outras. 

Nascido em Nova Cruz, ele alcançou o sucesso aos 21 anos, talvez tenha sido um dos norte-rio-grandenses que mais brilhou na música nacional.
Deixou 200 composições gravadas em três compactos e 14 LPs (sendo dois LPs e quatro CDs uma homenagem póstuma feita pela gravadora RGE).

Com esses trabalhos ganhou 15 discos de ouro e um de platina. 

Para se ter uma idéia da dimensão de seu sucesso, a viúva do cantor, Maria Solange de Melo Bezerra, 55 anos, até hoje, 25 anos depois de sua morte, sobrevive com os recursos provenientes dos direitos autorais que ainda recebe.

'A música dele ainda é tocada e regravada. Em todo o Brasil se escuta Carlos Alexandre.  Recebo direitos autorais até de rádios de Portugal’.
O Paralelo

Mesmo com falta de vagas, RN devolve R$ 14,3 milhões para obras em presídios

Com um déficit de 2.400 vagas no sistema prisional, o Rio Grande do Norte devolveu à União um total de R$ 14.370.557 referentes a contratos firmados em 2009, 2010 e 2011 para construção e reforma de presídios no estado.
A informação é de um levantamento do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), órgão ligado ao Ministério da Justiça.
O levantamento aponta ainda que nos últimos dez anos, 15 estados e o Distrito Federal deixaram de usar R$ 187 milhões destinados a essas obras.
De acordo com o Depen, os contratos previam a construção da Cadeia de Macau, Ceará-Mirim, da Unidade Prisional de Lajes e a reforma da Unidade psiquiátrica do Complexo Penal João Chaves.
Ao Depen, o governo estadual justificou como motivação para a devolução da verba, entraves burocráticos, referentes à documentação e licitações.
De acordo com o secretário de Justiça e Cidadania, Júlio César de Queiroz, as últimas devoluções de verbas com estes fins foram feitas na gestão passada.
Embora não estivesse a frente da pasta na época, o secretário justificou que o governo não teve condições de arcar com a contrapartida estipulada em dois terços do valor da obra estimada em R$ 30 milhões, em um total de R$ 92.
O projeto formado em 2010 previa a construção de quatro unidades prisionais, com capacidade para abrigar 280 presos cada, totalizando 1120 vagas para o sistema prisional do estado.
As unidades seriam construídas em Lajes, Parelhas, Ceará-Mirim e Macau.
Recentemente o secretário anunciou que o Rio Grande do Norte terá 1.600 novas vagas no sistema prisional até o final de 2014.
As vagas serão distribuídas entre os municípios de Natal, Mossoró, Ceará-Mirim, Caicó, Currais Novos, Pau dos Ferros e Parelhas.
Pelo menos duas dessas obras já foram divulgadas na edição do dia 16, do Diário Oficial do Município (DOM).
O documento oficial publicou dois avisos de licitações para a construção de uma cadeia pública e centro de triagem, no Complexo Penal João Chaves e a reforma e manutenção da estrutura física do Complexo Penal Regional de Pau dos Ferros, distante 400 km de Natal.

Por Saulo de Castro - Foto: Alberto Leandro

Sesap e Ministério da Saúde discutem enfrentamento da dengue no RN

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) receberá uma equipe do Ministério da Saúde, entre os dias 10 e 14 de fevereiro, com o objetivo de realizar uma oficina de elaboração do Plano de Contingência da Dengue no RN.
O Plano vai sistematizar as ações e procedimentos para enfrentamento da dengue no Estado.
A oficina discutirá as medidas a serem adotadas nas cinco áreas focalizadas no plano: controle vetorial; vigilância epidemiológica; gestão; atenção ao paciente e comunicação e mobilização.
Para tanto, diversos setores da Sesap estarão envolvidos, além da Secretaria de Saúde de Natal.
Na ocasião, serão discutidas estratégias para organizar as ações de prevenção e controle da dengue; promover assistência adequada ao paciente, garantindo acesso, diagnóstico e manejo clínico adequado; aprimorar a vigilância epidemiológica, com ênfase na notificação, investigação dos casos e monitoramento dos sorotipos virais para orientar a tomada de decisões; garantir os insumos estratégicos necessários (inseticidas e kits diagnósticos); reduzir a força de transmissão da doença, por meio do controle do mosquito Aedes aegypti e de seus criadouros; intensificar as atividades de mobilização e comunicação; fortalecer a articulação das diferentes áreas e serviços, visando à integralidade das ações para enfrentamento da dengue.
O público-alvo do Plano serão os pacientes com suspeita de dengue que apresentarem sinais de alarme e de choque.
Os primeiros dizem respeito a dores abdominais intensas e contínuas, vômitos persistentes, sangramentos de mucosas, hiportemia, entre outros.
Já como sinais de choque destacam-se a hipotensão arterial, choque, pulso rápido e fino.

Gerlane Lima

MEC destina R$ 899 milhões ao Sistema S para oferta de cursos do Pronatec

A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação (MEC), vai repassar cerca de R$ 899 milhões a entidades do Sistema S para a oferta de cursos por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
De acordo com portaria publicada no Diário Oficial da União, os recursos serão destinados ao custeio da ação Bolsa-Formação do Pronatec que oferece cursos de educação profissional técnica de nível médio e cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional.

As entidades que vão receber os R$ 899.956.460 são: o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat).
O Senai receberá o maior montante, R$ 567,5 milhões, seguido pelo Senac (R$ 305,2 milhões), Senat (R$ 16,3 milhões) e Senar (R$ 10,8 milhões).
O Pronatec foi criado em 2011 pelo governo federal com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.
Yara Aquino, Agência Brasil

Em Picuí PB: Acidente grave no centro da cidade deixou uma vítima fatal

Por volta das 21h40 horas desta quarta feira (29), um grave acidente foi registrado centro da cidade de Picuí, no interior da Paraíba.
Uma forte colisão entre um veículo e uma moto conduzida por José Alves da Silva ‘Jacozinho’, que conduzia seu filho menor de idade na garupa.

Na foto a vitima fatal 
Os dois ficaram caídos ao solo e o motorista se evadiu do local.
Devido o impacto a placa do veículo caiu no local do acidente.

As vítimas foram socorridas por uma equipe do SAMU local, mas, infelizmente o jovem ‘Jacozinho’, não resistiu aos ferimentos e faleceu no local, segundo informações do Sargento Sodré, que atendeu a ocorrência.


O adolescente foi transferido para Campina Grande e seu estado de saúde inspira cuidados


Francisco Araújo – ClickPicuí

9º BPM identifica e prende parte da quadrilha que assaltava no interior da PB

Uma operação policial que contou com a participação do comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar, o major Afonso Antônio Galvão, além de guarnições da Patrulha Rural e dos destacamentos policiais dos municípios do Seridó e Cubati, identificou e prendeu na manhã e tarde desta quarta-feira (29), parte de uma quadrilha que vinha agindo com certa frequência na região de Cubati e municípios adjacentes.

Com um adolescente de 17 anos, os policiais apreenderam um revólver calibre 32, 3 munições intactas, um smartphone da marca Sony e a quantia de R$ 76,25 que restou dos R$ 300 reais tomados por assalto de Silvano Fidélis, crime praticado no dia anterior.

De acordo com informações repassadas pelo próprio acusado, ele teria cometido 3 homicídios no município de Santa Rita.

Dando continuidade as atividades da operação, na tarde da última segunda-feira (27), em Cubati, os policiais recuperaram mais uma motocicleta roubada.

Desta vez, uma Honda CG, placa KEL 9366-GO, cor vermelha, que foi encontrada de posse de Robson Douglas Nunes Dias (acusado), 20 anos, morador do sítio Bela Vista, Cubati.

Todos os acusados, bem como o material ilícito apreendido, foram encaminhados à 7ª Delegacia Regional de Polícia Civil, local onde a autoridade policial competente adotou as medidas cabíveis ao caso.


Ascom/9º BPM

Cobra que estava matando animais é capturada na PB

Uma cobra da espécie salamanta foi capturada por volta das 13h30 desta quarta-feira (29), no município do Conde, na Região Metropolitana de João Pessoa.

Segundo o sargento Cláudio Sérgio Medeiros, da Polícia Ambiental, o animal tem quase dois metros de comprimento.


A polícia chegou até o local porque recebeu denúncias de que filhotes de bodes e bois e outros animais pequenos estavam aparecendo mortos na região.

A Polícia Ambiental aponta a cobra como a responsável pelas mortes.

A salamanta foi localizada no terreno de uma empresa.

Ela foi encaminhada para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) para ser avaliada.

Medeiros acredita que ela deverá ser solta na natureza novamente, já que aparenta estar sadia.


G1 PB - Foto: Walter Paparazzo/G1

TSE já recebeu 29 pedidos de registro de pesquisas eleitorais

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já recebeu 29 solicitações de registro de pesquisas eleitorais feitos por empresas e entidades especializadas nesse tipo de serviço.
Deste total, seis pedidos são para levantamentos de âmbito nacional e 23 para pesquisas sobre eleições estaduais.
As solicitações obedecem à nova norma do tribunal, que estabeleceu a necessidade de comunicação prévia para os levantamentos este ano.
As pesquisas têm de seguir critérios científicos, que incluem amostragem mínima, segmentação dos entrevistados e metodologia, entre outras coisas.
As chamadas sondagens ou enquetes, que não obedecem a esse tipo de critério, estão proibidas este ano.
A resolução do TSE permite que os institutos utilizem equipamentos eletrônicos como tablets e similares, mas estabelece que eles podem ser submetidos a auditoria dos técnicos do tribunal a qualquer momento.
As pesquisas poderão ser divulgadas até um dia antes das eleições, exceto as de boca de urna, que só poderão ser veiculadas após o término da votação.
Os registros de pesquisas eleitorais podem ser feitos no TSE, em caso de levantamentos de opinião pública sobre os candidatos à Presidência da República, e nos tribunais regionais eleitorais, no caso das candidaturas para o Senado, a Câmara dos Deputados e os governos estaduais.
A divulgação de informações de pesquisas não registradas pode acarretar multa de até R$ 106 mil.

Mariana Jungmann, Agência Brasil

Carro roubado é rastreado por GPS e trio é preso em Parnamirim

Dois homens e uma mulher foram presos, na noite desta quarta-feira (29), na cidade de Parnamirim, após um cerco policial.
O bando tinha roubado um carro na avenida Maria Lacerda Montenegro, no entanto, o veículo possuía sistema de GPS e foi rastreado.
A ocorrência, de acordo com o tenente Mussoli, oficial do 3º Batalhão da Polícia Militar, teve início por volta das 20h30, quando o veículo Siena foi roubado.
 “Cerca de 20 minutos depois, nós já estávamos com um cerco montado nas imediações do Parque Aristófanes Fernandes, onde o carro tinha sido rastreado”, comenta.
Segundo o oficial da PM, o trio foi abordado e, além de estarem no carro roubado, também portavam dois revólveres.
Diante do flagrante, os suspeitos foram levados para a Delegacia de Plantão da Zona Norte, onde foram autuados.

Fonte: Portal BO - Fotos: Cedidas

ALTO DOS RODRIGUES: Jovem foi preso tentando entrar em delegacia com droga dentro de coxinhas

Na cidade de Alto do Rodrigues, um jovem identificado como Joedson da Silva Pereira, (Messias), de 22 anos, foi preso ao tentar entrar na Delegacia de Polícia com vários salgados em uma quentinha.

Os cabos Lázaro e Carlos perceberam que havia algo de errado na alimentação, ao fazer a vistoria, quando foram surpreendidos pelo fato de várias coxinhas estarem recheadas de maconha. 

Percebendo que se tratava de tráfico de drogas, os policiais acionaram o comandante do destacamento policial, Tenente César, para que fosse registrado o flagrante.

Messias pretendia levar a droga para o detento Maciel.

Fonte: PM Moises


Casal é preso com mais de um Quilo de Maconha no Bairro Abolição IV em Mossoró

Policiais do Departamento Estadual de Trânsito prenderam na noite de quarta feira 29 de Janeiro, um casal que estava com mais de um quilo de maconha no Bairro Abolição IV em Mossoró. 

Alex Rodrigues da Silva, 26 anos, morador do Conjunto Pro Morar no Bairro Santa Delmira, foi preso com um tablete de maconha pesando mais de um quilo, no momento da prisão Alex estava em companhia de uma jovem que Segundo o mesmo não tem nenhum envolvimento. 

Os policiais faziam uma barreira no Bairro Abolição IV, e deram ordem de parada a Alex que estava em uma moto modelo Fan, de cor preta, placa NNU 7190.

O mesmo ainda tentou uma reação de fugir mais foi impedido pelos policiais, na abordagem foi encontrada a droga que estava escondida por dentro da roupa do mesmo. 

Segundo Alex, ele pegou a droga que estava em um lixão próximo ao West shoping. 

O casal foi conduzido até delegacia de plantão e apresentados ao delegado Dr. Edvan Queiroz.


Alex devera ser autuado por trafico de drogas e encaminhado a cadeia publica Juiz Manoel Onofre de Souza.

O Câmera 

Policiais Civis de macaíba prendem curraisnovense e mulher por posse de arma e munição

Na manhã desta Quarta-Feira (29), duas pessoas foram presas pela Policia Civil de Macaíba.

Essas prisões ocorreram às 06h00, no Bairro Campo das Mangueiras.

O chefe de investigação da delegacia de Macaíba relatou que as investigações deram inicio depois de varias denuncias anônimas, que delatavam uma residência onde havia uma arma de fogo, após os policias adentrarem, foi constatada as informações da denúncia.

Uma espingarda calibre 20 e 17 munições foram encontrados na residência do Curraisnovense Jorge Cleidson da Silva, e na casa vizinha onde mora Leannaina Maria da Silva foram encontradas 03 munições.


A dupla foi encaminhada para a delegacia de Macaíba.

Fonte: Connecttv por Macaíba Policia

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Assembléia publica lei que proíbe capacetes em estabelecimentos comerciais e públicos do RN

Passa a valer a partir desta quarta-feira (29) a lei que proíbe a utilização capacetes escondendo o rosto em estabelecimentos comerciais e públicos.

A proibição não inclui gorros, capuzes e bonés, salvo se os acessórios encobrirem o rosto da pessoa.

A Lei 9.827 especifica que em postos de combustíveis os motociclistas deverão retirar o capacete antes da faixa de segurança para abastecimento.

A medida também vale para prédios que funcionam no sistema de condomínio.

Os responsáveis pelos estabelecimentos deverão afixar no prazo de 60 dias uma placa indicativa na entrada do estabelecimento, contendo a seguinte inscrição: “É proibida a entrada de pessoa utilizando capacete ou qualquer tipo de cobertura que oculte a face”.

Está prevista uma multa de R$ 250, aplicada em dobro em caso de reincidência, para quem descumprir a determinação.

A lei foi publicada na edição desta quarta do Diário Oficial do Estado (DOE).

Fonte: G1 RN


Detran abre inscrições para curso para mototaxistas e motofretistas

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) está com inscrições abertas para os cursos de capacitação para mototaxistas e motofretistas oferecidos gratuitamente em Natal e Mossoró.
Para serem encaixados nas turmas abertas e que terão aulas em fevereiro, os interessados devem abrir o serviço para que a observação referente ao curso seja inserida em sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Esse procedimento é feito no atendimento de habilitação do Detran. 

Em seguida, o condutor precisa se dirigir a Subcontroladoria de Trânsito para serem matriculado na turma.
A oportunidade é realizada em parceria com o Sest/Senat, local onde as aulas acontecem. 

Já em Mossoró, para serem encaixados nas duas turmas abertas e que terão aulas em fevereiro, com início previsto para os dias 3 e 14, os interessados devem abrir o serviço para que a observação referente ao curso seja inserida em sua CNH.
Esse procedimento é feito no atendimento de habilitação do Detran na Central do Cidadão. 

Depois, o condutor precisa se ir ao Setor de Cursos, sala 22, para ser feito o cadastro. No dia em que inicia a turma, as matrículas são feitas por ordem de chegada.
No ano de 2013, o Detran capacitou 937 profissionais em todo o estado, dos quais 499 em Natal, 175 em Mossoró, 150 em Currais Novos, 108 em Caicó e 5 em Parnamirim. O investimento foi de cerca de 200 mil reais.

A equipe pedagógica do Detran, responsável pelos cursos, trabalha com a perspectiva de que este ano as atividades de qualificação profissional de motoqueiros cheguem a Parnamirim, Macaíba, Extremoz e Nísia Floresta, locais onde já estão sendo realizados cadastros dos profissionais que devem participar da capacitação.

As exigências para que os profissionais façam o curso estão delimitadas na Resolução 410/2012 do Contran e atendem ao que determina a Lei Federal 12.009/2009, que regulamentou o exercício dessas atividades.
Para passar pela qualificação os interessados devem ter idade mínima de 21 anos, habilitação na categoria “A” há pelo menos dois anos, não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir, não ter tido sua CNH cassada em virtude de crime de trânsito, bem como estar impedido judicialmente de exercer seus direitos.

Assecom