quinta-feira, 23 de outubro de 2014

SECA: Decretada situação de emergência em 170 cidades da Paraíba por mais seis meses

O Estado divulgou nesta quarta-feira (22) o decreto que coloca 170 municípios paraibanos em situação de emergência devido à seca.

A determinação é válida para os próximos seis meses e consta na edição desta quarta do Diário Oficial.

A situação de emergência é válida apenas para as áreas dos municípios comprovadamente afetados pela escassez ou falta de chuva.
Com o decreto, o Governo do Estado fica autorizado a abrir crédito extraordinário para atender às demandas existentes.

Para tanto, foi levado em consideração a escassez de água no semiárido paraibano por conta das irregularidades das chuvas, que não foram suficientes para recarga dos mananciais e persiste até a presente data, causando danos à subsistência e à saúde.

De acordo com o documento, a estiagem prolongada tem gerado prejuízos importantes e significativos às atividades produtivas no estado, principalmente à agricultura e à agropecuária dos municípios afetados, cabendo aos poderes públicos buscarem soluções para minimizar os efeitos da estiagem. 

Segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), a capacidade máxima dos 122 açudes monitorados é de 3,7 bilhões de metros cúbicos d'água, mas o volume atual é de apenas 984,7 milhões de metros cúbicos d'água. Conforme os dados da agência, apenas três reservatórios estão transbordando; 58 reservatórios estão com capacidade armazenada superior a 20% do seu volume total; 34 em observação (menor que 20% do seu volume total) e 29 reservatórios em situação crítica (menor que 5% do seu volume total).

Portal Correio – Foto: Reprodução/Facebook/Padre Dajcy

Nenhum comentário:

Postar um comentário