WEB RÁDIO

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Três são presos com drogas, arma da PM e documentos falsos na divisa da PB com RN

A Operação Divisa Segura prendeu mais três pessoas durante a madrugada desta quinta-feira (31).
Dessa vez, o trabalho conjunto das polícias Civil e Militar ocorreu na rodovia estadual RN 093, entre as cidades de Passa e Fica/RN e Tacima, a 144 km de João Pessoa.
Na rodovia, um carro se aproximou da barreira policial e as autoridades pediram para que o condutor parasse e abrisse os vidros. Os policiais sentiram um forte cheiro de maconha.
Um homem de 30 anos, natural de Natal/RN estava no automóvel com uma mulher de 25 anos, de João Pessoa. Na bolsa dela, a polícia achou drogas, dinheiro e uma pistola P.40, que só pode ser usada pela PM.
Seguindo o carro, havia outro integrante do grupo. Um homem de 39 anos pilotava uma moto.
Os três foram levados para a sede do 8º Batalhão de Polícia Militar de Nova Cruz, interior do Rio Grande do Norte.

No local, as autoridades constataram que um deles usava documentos falsos e era foragido do presídio Monte Santo em Campina Grande, a 130 km de João Pessoa. 
Foi verificado ainda que esse rapaz de 30 anos responde a processos nos estados da Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte por assaltos, homicídio e desmanches de motos roubadas.
Depois dessa averiguação, o trio foi levado para a Delegacia de Polícia Civil.

Paraibaonline - Créditos: Divulgação

Policiais civis e servidores do Itep ameaçam paralisar atividades novamente

Os policiais civis e servidores do Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) podem paralisar novamente as atividades.
A informação foi confirmada pelo presidente do Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública (Sinpol), Djair Oliveira. 
Categoria fará paralisação de advertência na próxima quinta-feira (7).
De acordo com Djair, o governo não está cumprindo com o que foi combinado.
“Tínhamos uma reunião agendada para esta quarta-feira, que não aconteceu, e o governo disse, simplesmente, que tinha esquecido”, declarou Djair.
Além disso, o presidente do Sinpol diz ainda que a nomeação dos 20 policiais concursados que havia sido prometida para o mês de outubro não foi cumprida. “Não descartamos parar novamente nossas atividades até o governo cumpra com o que foi prometido”, alertou.
A última paralisação da Polícia Civil durou cerca de 60 dias e foi suspensa no último dia nove de outubro.

Por Saulo de Castro - Divulgação/Sinpol

Duas pessoas são baleadas e quatro bandidos presos em assalto aos Correios

Duas pessoas que estavam na fila dos Correios da cidade de Riachuelo foram baleadas, durante um assalto no local, na manhã desta quinta-feira (31).
Quatro suspeitos, entre eles uma mulher, foram presos logo após o crime. As vítimas feridas foram socorridas e levadas para hospitais.
De acordo com informações, um idoso foi baleado na perna e conduzido até o hospital de São Paulo do Potengi, cidade vizinha à Riachuelo.
Já um jovem com deficiência mental também foi baleado. Ela foi atingida nas nádegas e socorrido para o Hospital Deoclécio Marques, em Parnamirim.
O estado de saúde dos dois não é considerado grave. Durante o confronto com a polícia, os suspeitos fugiram em um carro modelo Corsa, no entanto, acabaram presos.
Um homem chegou a entrar em um matagal, mas foi localizado. Além dele, outros dois homens e uma mulher foram presos. 

Eles foram identificados como Rosicleia Aragão Santos de Souza, de 22 anos, Daniel Nascimento de Lima, de 36 anos, e Diego Gregório Meireles Aragão, de 28 anos.
O quarto suspeito preso em um matagal ainda não foi identificado, de acordo com a polícia. Com o bando, a polícia apreendeu o dinheiro roubado dos Correios, bem como apreendeu três armas.

Portal BO - Foto: Adriana Nascimento (Blog Riachuelo em Ação)

CPI pode investigar CBF, federações e obras da Copa

Brasília (AE) - O senador Mário Couto (PSDB-PA) protocolou ontem um pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar denúncias de irregularidades na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e nas federações estaduais de futebol e também com gastos do governo nas obras de infraestrutura para a Copa do Mundo de 2014. 

Ele apresentou o pedido com 33 assinaturas, seis a mais do que o mínimo necessário.
Pelas regras da Casa, os senadores têm até a meia-noite de hoje para retirar as assinaturas e, se inferiores a 27 apoios, abortar a criação da CPI. 

Se não forem retiradas, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), deve ler na semana que vem o requerimento de criação da comissão e cobrar os líderes partidários que indiquem os representantes para compor o colegiado.

Antes do recesso dos parlamentares, em julho, outro parlamentar do PSDB tentou, sem sucesso, levar adiante a criação de uma CPI para investigar irregularidades no uso de recursos federais para a Copa. 

O deputado Izalci Lucas (PSDB-DF) pediu uma CPI mista - composta por deputados e senadores -, mas a comissão não foi criada porque parlamentares retiraram o apoio dela.

Mário Couto disse que pretende investigar o conluio que tem, segundo ele, entre presidentes de federações e a gestão do ex-presidente Ricardo Teixeira na CBF, que se perpetuaram por décadas no poder. 

Segundo o senador, os dirigentes estaduais apoiavam a manutenção de Ricardo Teixeira e, em troca, receberiam proteção e recursos repassados pela CBF. As apurações, segundo o pedido de CPI, vão abarcar suspeitas de irregularidades que remontam o ano 2000.

Para o senador tucano, se criada, a CPI também vai analisar as obras da Copa de 2014, as renúncias fiscais em favor da CBF e até patrocínios da seleção brasileira de futebol. 


Foto: Antonio Miotto

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Polícia Civil apreendeu meia tonelada de maconha no interior da Paraíba

Ação, que foi comandada pelo Delegado Yuri Givago, aconteceu após uma denúncia anônima

Na manhã desta quarta-feira (30), a polícia civil descobriu uma plantação de maconha no Sítio Generoba, zona rural de Monteiro. 

A ação, que foi comandada pelo Delegado Yuri Givago, aconteceu após uma denúncia anônima.

Segundo informações do delegado, foram apreendidos mais de 500kg da droga em uma área estimada em 10 hectare de plantação e mais de 200 mil pés de maconha.

Houve uma troca de tiros com três suspeitos que fugiram do local durante a ação da polícia. A polícia ainda informou que cerca de 75kg de maconha estavam prensados. 


Fonte: WScom

Sete açudes estão secos na PB; situação de emergência é mantida em 170 cidades

Devido à longa estiagem que afeta o Nordeste, o governo da Paraíba decidiu manter a situação de emergência em 170 municípios do estado por mais seis meses.

Até a primeira quinzena de outubro, cinco reservatórios estavam completamente secos. 

De acordo com levantamento da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), o número já chegou a sete.

O decreto do governo que prorroga o estado de emergência nas cidades foi publicado na edição desta quarta-feira (30) do Diário Oficial. Antes, o prazo terminaria no próximo dia 3 de novembro.

Dessa forma, o Executivo pode conseguir crédito extraordinário para resolver os problemas e também é possível adquirir bens ou serviços sem a necessidade de licitação, desde que voltados exclusivamente aos prejuízos causados pela seca.

O governador Ricardo Coutinho diz que a seca registrada em 2013 é a maior dos últimos 80 anos e o problema tem causado graves danos à saúde e prejuízos econômicos na agricultura e pecuária da Paraíba.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que mais de 407 mil bovinos foram perdidos e boa parte desse prejuízo foi causada pela estiagem.

Açudes

A Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (Cagepa) revela que dos 121 reservatórios, 56 têm menos de 20% da capacidade total. De acordo com a Companhia, oito cidades e quatro distritos já estão completamente sem água. Outros 20 municípios e sete distritos passam por racionamento.

Veja abaixo a relação de cidades cujos açudes estão completamente secos na Paraíba, conforme levantamento feito pela Aesa. (Cidade: capacidade do reservatório):
·                     Santa Luzia:11.960.250 metros cúbicos de capacidade;
·                     São José do Sabugi: 554.100 metros cúbicos de capacidade;
·                     Várzea: 1.132.975 metros cúbicos de capacidade;
·                     Picuí: 2.709.260 metros cúbicos de capacidade;
·                     São João do Rio do Peixe: 2.764.100 metros cúbicos de capacidade;
·                     Teixeira: há dois açudes com capacidades de 1.271.560 e 4.920.720, ambos estão totalmente secos.

Reservatórios praticamente secos

·                     Emas: 4.230 metros cúbicos, o que representa 0,2% da capacidade de 2.013.750 metros cúbicos;
·                     Ouro Velho: 2.500 metros cúbicos, o que representa 0,2% da capacidade total de 1.675.800 metros cúbicos;
·                     Monteiro (Serrote): 16.250 metros cúbicos, o que representa 0,3% da capacidade total de 5.709.000.


Portal Correio - Foto: Josélio Carneiro

Grupo Tático da PRF apreendeu carga de madeira irregular no RN

Por volta das 05h00 desta Quarta (30/10), no Km 111 da BR 226, em Santa Cruz/RN, policiais do Grupo de Patrulhamento Tático da Delegacia PRF de Currais Novos, abordaram um veículo GM/Chevrolet, placas MZG-0837, conduzido por Aristides Confessor da Silva, 55 anos, transportando cerca de 20m³ de jurema, madeira nativa, cortada ilegalmente. 

O veículo e a carga ficaram retidos no Posto PRF de Campo Redondo, para posterior encaminhamento ao IBAMA. 


O condutor do veículo foi autuado pela prática de crime ambiental e ficará a disposição da justiça para posterior inquérito que será devidamente instaurado em seu desfavor.

Fonte: Niltinho Ferreira

Deputados querem proibir permanência de presos em delegacias

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados decidiu hoje (30) que as pessoas que forem presas não podem ficar reclusas em prédios da Polícia Federal ou das polícias civis.
Segundo o Projeto de Lei 1.594/11, aprovado pela CCJ, a permanência dos presos nesses locais só será permitida em casos de flagrante até que seja expedido o auto de infração e entregue a nota de culpa pelo delegado responsável.
Com os documentos prontos, o preso tem de ser imediatamente conduzido a uma penitenciária. 
A autora da proposta, deputada Rose de Freitas (PMDB-ES), explicou que as delegacias são unidades administrativas destinadas à investigação policial, aos trabalhos de Polícia Judiciária e ao atendimento ao cidadão. 
Rose lembrou que as delegacias, normalmente, funcionam em áreas residenciais e são frequentadas por cidadãos que pretendem comunicar algum crime.
“Esses prédios não obedecem aos rigorosos parâmetros técnicos designados à construção de estabelecimentos prisionais de segurança, que são reforçados para impedir ou dificultar resgates, conter fugas ou motins, tão comuns em meio à população carcerária.” 
Para a deputada, o cidadão e os servidores da Polícia Judiciária não devem "ficar expostos à periculosidade dos apenados ou presos provisórios que lá possam se encontrar”. 
Caso o projeto também seja aprovado pelo Senado, a permanência dos presos em delegacias da Polícia Civil só será permitida por até 72 horas para que seja concluído o processo de triagem e transição dos detentos. 
Na proposta aprovada pela comissão também ficou definido que a escolta de condenados e presos provisórios tem que ser feita sempre por agentes penitenciários. A ideia é evitar desvios de função de policiais federais e civis.
“Esse desvio funcional gera graves problemas estruturais, uma vez que policiais responsáveis por investigações criminais são obrigados a agir como carcereiros sem qualquer formação e treinamento professional”, afirmou Rose. 
A CCJ também aprovou hoje duas propostas de emenda à Constituição que ainda dependem de análise em comissões especiais antes de ir para o plenário da Casa. Uma delas, a PEC 116/11, reserva vagas para parlamentares negros na Câmara, nas assembleias legislativas e na Câmara Legislativa do Distrito Federal, por cinco legislaturas. 
A PEC 134/12 garante o pagamento de um salário mínimo às vítimas de violência que comprovarem que não têm meios de se manter economicamente ou com a renda da família. 
No caso de morte da vítima de violência, o beneficio será repassado ao companheiro ou cônjuge, aos filhos ou outras pessoas que comprovem relação de dependência econômica com a vítima

Agencia Brasil

Grave acidente mata 3 parentes de secretário da prefeitura de São Vicente do Seridó

O Secretário Municipal de Finanças, Rogério Lima, de São Vicente do Seridó, localizado no Curimataú e Seridó paraibanos, perdeu pelo menos 3 parentes em um grave acidente de automóvel no interior do estado da Bahia. 


Até o momento foram contabilizadas 15 vítimas do acidente, que aconteceu na tarde desta terça-feira 29, em Ipirá - BA, na rodovia estadual BA 414. 

Os parentes de Rogério Lima estiveram em um velório, juntamente com outros conhecidos, na cidade de Ipirá, que fica a cerca de 250 km de Salvador - BA e, no retorno à Pintadas - BA, aconteceu o acidente.

Assim que soube do ocorrido, o secretário viajou para o local para acompanhar os parentes.

Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) o acidente aconteceu por conta de um pneu do veículo furgão que estourou durante o trajeto, provocando o capotamento à altura do km 17, em um trecho que fica entre a Estrada do Feijão e Ipirá.


Pelo menos sete pessoas morreram, sendo que quatro delas no local e três após serem socorridas. Duas das vítimas fatais ainda não foram identificadas pela polícia.

Outras oito ficaram feridas, das quais três estão em estado grave e foram transferidas para o Hospital Geral Clériston Andrade, em Feira de Santana - BA; quatro mulheres sofrerem traumas em diversas partes do corpo e foram socorridas para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, e uma ficou no Hospital e Maternidade Santa Maria, em Pintadas.

Os corpos das sete pessoas mortas no capotamento foram levados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Itaberada - BA. Alguns ainda aguardam identificação. Eles passarão por necropsia e em seguida liberados para sepultamento.

Fonte: São Vicente Agora

Fotos: Reprodução Internet 

Prefeitura de Parelhas realiza pagamento de Servidores nesta Quinta-feira (31)

A Prefeitura Municipal de Parelhas vai efetuar o pagamento dos Servidores públicos Municipal, nesta Quinta-feira dia 31.

A administração prioriza o pagamento em dia, além de pagamentos mensais de precatórios.
E injeta na economia do município, aproximadamente um milhão de reais. 

O Prefeito Francisco Medeiros (PT), "reconhece a importância de priorizar o pagamento dos servidores municipais, uma vez que com essa injeção estamos ajudando a manter o comércio local aquecido e gerando indiretamente emprego e renda para nossos munícipes".


Árbitro paulista da Fifa apitará jogo entre ABC e América no sábado

O clássico entre ABC e América do próximo sábado (02) teve a arbitragem definida nesta terça-feira (29) pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
O responsável pelo apito no último duelo entre rivais este ano será o paulista Wilson Luiz Seneme, do quadro da FIFA.
Seneme será auxiliado pelo mineiro Márcio Eustáquio Santiago, também da FIFA, e pelo carioca Luiz Cláudio Regazone, da CBF. O quarto árbitro será o potiguar Ítalo Medeiros de Azevedo.  A partida será a terceira entre ABC e América que será administrada pelo paulista.
Antes disso, o árbitro já atuado em outras duas oportunidades. A primeira em 2008 e que terminou com a vitória do América, depois em 2011, desta vez, com vitória do ABC. Nesta Série B, o árbitro comandou apenas uma partida, o jogo entre Palmeiras e São Caetano, no último sábado (26).
O duelo entre os potiguares está marcado para começar às 16h20, no Estádio Frasqueirão. As duas equipes precisam vencer para continuarem fortes na luta contra o rebaixamento para a Série C em 2014.

Por Heilysmar Lima, Especial para o Portal no Ar

Assalto a mão armada foi registrado na segunda (28) no interoir da PB

Por volta dás 20h30, desta segunda-feira (28/10), o Sr. Ubiranilson Lima Melo foi abordado por dois homens armados, ambos usando bonés e calças, além de estarem a pé, quando chegará para uma visita ao proprietário do supermercado, que se encontrava no interior do prédio com um funcionário.

A vítima relata que ao ser abordado pelos assaltantes, recebia ordens para que abrisse a porta do supermercado, mostrando claramente que o estavam confundindo com o proprietário do estabelecimento, quando perceberam que ele não era o proprietário do supermercado começaram a bater na porta do estabelecimento para ver se o proprietário vinha abrir a porta.

Achando o movimento do lado de fora estranho, o proprietário foi olhar, através do circuito de câmeras do prédio, o que se passará, quando se deu conta que se tratava de um assalto ligou imediatamente para a Polícia comunicando sobre o caso.

Acreditasse que os assaltantes ouviram o chamado a Polícia, e saíram correndo com destino a saída da cidade, onde entraram em um carro, aparentemente, um modelo corsa sedan, com destino a Campina Grande.

Na ação, os assaltantes levaram um celular, a chave do automóvel e uma quantia em dinheiro do Sr. Ubiranilson, que atua como vendedor de bebidas na região.

A Polícia fez rondas na região, mas até ás 14h00min, desta terça-feira, ninguém havia sido preso. 


Fonte: Voz de Pedra

Abertura do JEPAR’S aconteceu nesta Terça em Parelhas

A Prefeitura Municipal de Parelhas, através da Secretaria do Turismo, da Cultura e do Esporte em parceria com a Secretaria de Educação realizou na tarde desta Terça-feira (29) a abertura do JEPAR’S (Jogos Escolares de Parelhas).

Quase 1.000 atletas de 11 escolas desfilaram pelas ruas da cidade, saindo da Praça Félix Gomes (ao lado da Igreja Matriz).

A concentração aconteceu no Ginásio de Esporte Ovídio Dantas, onde ocorreu a solenidade de abertura. Os estudantes  realizaram ainda apresentações com o grupo Art Dança (Escola Estadual Barão do Rio Branco) e as Bandas Marciais das escolas Cooepar e Dr. Mauro Medeiros. 


Este grandioso evento, promovido através das Secretarias do Turismo, da Cultura e do Esporte e Educação é um momento de confraternização entre os estudantes em que, inclusive, as escolas podem revelar seus talentos esportivos.

Os jogos acontecerão no Ovídio Dantas, na Praça de Eventos José Arnaldo de Medeiros (Praça da Rodoviária) e na AABB da cidade. As modalidades são futsal, voleybol in door, soceity, queimada e voley de dupla. O campeonato prossegue até o dia 08 de Novembro, dia da Emancipação Política do Município.


Participaram da abertura dos JEPAR’S além do Prefeito Francisco Medeiros, os secretários Carlos Alberto Assis de Araújo (Turismo, Cultura e Esporte) e Gildete Maria (Gabinete Civil) e os vereadores Maria da Guia Dantas Araújo (Presidente da Câmara Municipal), Frank Kéber, Francisco Genidson e Wellington Araújo.

Conselho aprova reajuste automático de combustíveis

Rio (AE) - A criação de um modelo de reajuste automático de preços de combustíveis pela Petrobras já foi aprovado pelo Conselho de Administração da empresa.

Os executivos discutem, agora, a melhor fórmula de metodologia. 

A decisão sairá até o dia 22. A proposta é garantir “estabilidade financeira à empresa e aos investidores”.
A avaliação é do membro do conselho de administração Sérgio Quintella.
Segundo ele, falta apenas definir parâmetros para o reajuste automático.

 “O conselho já deu o seu aval à existência de um modelo. O que não se está discutindo em detalhe é o modelo”, afirmou, após palestra da presidente da Petrobras, Graça Foster, em evento no Rio.

A perspectiva é que o modelo traga um ajuste automático de preços dos combustíveis cada vez que eles ficarem abaixo do praticado no exterior. A metodologia é prevista para ajustes nos preços da gasolina e o diesel, os principais combustíveis da estatal. 

A discussão sobre o novo mecanismo foi oficializada pela empresa na última sexta-feira, quando a diretoria propôs uma fórmula ao conselho.
Quintella classificou o mecanismo de “muito inteligente” e concordou que é uma espécie de “jabuticaba”, por só existir no Brasil.

“Procura levar em conta os parâmetros principais de preço, como câmbio, por exemplo”, afirmou, sem dar detalhes sobre as variáveis que podem incidir sobre o cálculo.

Mais cedo, Graça Foster havia dito que trabalha pela “convergência de preços” praticados pela Petrobras em relação ao mercado internacional. Pelos cálculos de consultores do setor, a companhia chega a perder de US$ 1 bilhão por mês por vender diesel e gasolina mais baratos do que o custo de importação.


Foto: Júnior Santos

Governo vai usar R$ 81,56 bilhões do FGTS em 2014

O Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) decidiu reservar R$ 81,56 bilhões do fundo para financiar funções típicas de governo, no ano que vem.

O orçamento é 14,71% superior aos R$ 71,1 bilhões previstos para execução neste ano.

Serão R$ 57,86 bilhões para financiamentos habitacionais (26,60% a mais que os R$ 45,7 bilhões de 2013), R$ 5,2 bilhões para saneamento, R$ 8 bilhões para infraestrutura urbana, R$ 1,6 bilhão para obras urbanas associadas e R$ 8,9 bilhões de desconto em financiamentos habitacionais para populações de baixa renda, principalmente no âmbito do Programa Minha Casa, Minha Vida. Mesmo valor foi consumido neste ano a fundo perdido.

O planejamento para aplicações do FGTS pode ser alterado, porém, a exemplo do que ocorreu em 2013. Em dezembro do ano passado, o Conselho Curador aprovou financiamentos de R$ 59,66 bilhões nas mesmas rubricas para este ano.
Dia 25 de setembro o mesmo conselho aprovou suplementação de R$ 12,43 bilhões, sendo R$ 10 bilhões para financiamento habitacional e R$ 2,43 bilhões para desconto dos financiamentos no Programa Minha Casa, Minha Vida.

Stênio Ribeiro, Agência Brasil

Governo comemora dez anos do Bolsa Família

A presidente Dilma Rousseff e vários ministros participam hoje (30) de cerimônia em comemoração aos dez anos do Bolsa Família. Será às 11h no Museu da República.
Vários ministros participam da solenidade, entre eles Guido Mantega, da Fazenda, Alexandre Padilha, da Saúde, e Tereza Campello, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
Também estarão presentes parlamentares e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Hoje, 13,8 milhões de famílias recebem o Bolsa Família, o que representa  50 milhões de pessoas.  Com o programa, 36 milhões de brasileiros saíram da linha de pobreza extrema.
Como parte das comemorações, será lançado às 16h, também no Museu da República, o livro Programa Bolsa Família - Uma Década de Inclusão e Cidadania. 
A iniciativa é do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e do Ministério do Desenvolvimento Social. O ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos e presidente do Ipea, Marcelo Neri, e a ministra Tereza Campello apresentam a obra.
Os artigos reunidos na publicação traçam um panorama da evolução do programa, resgatam as principais contribuições do Bolsa Família para as políticas de assistência social e apresentam dados sobre seu impacto nos indicadores de saúde, educação e proteção social e na redução da pobreza.

Agência Brasil

Homicídio a bala foi registrado no Seridó

A Policia Militar registrou mais um crime de homicídio no Bairro João XXIII na zona oeste da cidade de Caicó.  o fato aconteceu por volta de 22h15 desta terça-feira.

De acordo com informações, um jovem identificado por Fernando Henrique Ferreira da Silva, 18 anos, (conhecido como Pinto Novo) foi morto com alguns tiros possivelmente na região da cabeça.

A vitima já tinha alguns problemas com a Policia residia no Bairro Boa Passagem e estava na zona oeste na casa de sua namorada quando um homem chegou ao local de capacete e passou a efetuar disparos em direção a vitima que ainda tentou correr mais acabou caindo no meio da rua. 

O corpo de Pinto Novo permaneceu no meio da rua aguardando a chegada de uma equipe da Policia Civil e do ITEP que tratou de fazer o trabalho de remoção para a sede do orgão.

O caso será investigado pela Policia Civil.


Eduardo Dantas 

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Deficiente mental é morto com golpes de facão e tem corpo queimado

A polícia registrou um crime bárbaro, em uma granja no distrito de Traíras, em Macaíba, no início da manhã desta terça-feira (29). 

Pedro Vasconcelos da Silva, de 26 anos, foi assassinado com golpes de facão e, em seguida, teve o corpo queimado. 

De acordo com familiares, o jovem era deficiente mental.
Mesmo assim, ele costumava sair de casa para beber e, na noite desta segunda-feira (28), estaria bebendo com um homem que seria caseiro dessa granja. Em determinado momento, os dois tiveram uma discussão e o homem acabou matando Pedro Vasconcelos.
O criminoso chegou a fazer uma fogueira e jogou o corpo da vítima em cima, após matá-lo com os golpes de facão na cabeça. 
De acordo com o cabo De Souza, do 11º Batalhão da Polícia Militar, logo após o crime, que aconteceu por volta das 4h30, o suspeito fugiu da granja.
Desde que a polícia foi acionada realiza diligências para tentar localizar o assassino, no entanto, até o momento, ninguém foi preso. Segundo José Maria, tio da vítima, Pedrinho, como era mais conhecido na região, costumava beber e já tinha se envolvido em outras brigas.
“É lamentável que isso tenha acontecido. Pedrinho foi morto de maneira cruel e ele não merecia isso, ainda mais sendo deficiente mental”, comento o tio.

Portal BO - Foto: Sérgio Costa 

Gasto com faltosos do Enem chega a R$ 58 milhões, diz Inep

Dos cerca de 7,1 milhões de candidatos que se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013, 5,05 milhões fizeram a prova nesse final de semana.
O gasto com os cerca de 2 milhões que não compareceram à prova é aproximadamente R$ 58 milhões. 
O número corresponde a 58% do custo de R$ 49,86 por candidato.
A porcentagem é estimada pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Luiz Claudio Costa.
Costa explica que custos com a correção da redação ou com o transporte são mantidos independentemente do número de candidatos que fazem o exame.
Há desperdício com a impressão das provas e a contratação de pessoas para trabalhar no Enem. A taxa de abstenção tem se mantido ao longo dos últimos anos.
No ano passado, o percentual dos alunos que não fizeram a prova foi 27,9% – dos 5,6 milhões inscritos, 4,17 milhões compareceram. No entanto, com o aumento do número de candidatos a cada ano, o número total de faltosos também aumenta, levando a mais gastos.
Independente do número de pessoas que não compareceu ao local de prova, o que é arrecadado com o exame não é o suficiente para pagá-lo. Neste ano, mais de 65% foram isentos da taxa de R$ 35.
O ministro Aloizio Mercadante disse em diversas ocasiões que, ainda assim, o Enem é mais barato que vestibulares convencionais. Além disso, ele estima, que o exame leve a uma economia de R$ 5 milhões por instituição que adere ao Enem como forma de seleção. 
Para Costa, o Enem consolidou-se no país como um exame de acesso ao ensino superior e políticas públicas, como intercâmbio acadêmico pelo Ciência sem Fronteiras, financiamento estudantil e acesso ao ensino técnico.
O gabarito do Enem será publicado até o dia 30 no site do Inep. O resultado final deverá ser divulgado na primeira semana de janeiro.
Somente no ano que vem, as escolas de ensino médio receberão os resultados do desempenho dos alunos. Segundo o presidente, até dezembro deste ano, os centros de ensino receberão os resultados de 2012.

Mariana Tokarnia, Agência Brasil

Jogos escolares de Parelhas começam nesta Terça-Feira

A Prefeitura Municipal de Parelhas através das Secretarias de Educação e de Turismo, da Cultura e do Esporte estará realizando hoje (29), a abertura dos JEPAR’S (Jogos Escolares de Parelhas), que acontecerá até o próximo dia 08 de Novembro.

A abertura acontecerá às 16h00 com desfile pelas ruas da cidade, saindo da Praça Félix Gomes (ao lado da igreja matriz) até o Ginásio de Esporte Ovídio Dantas, um dos locais que sediará as competições.

Durante a solenidade de abertura também haverá apresentações com grupos de danças e bandas marciais.

Onze escolas, dentre municipais, estaduais e particulares de Parelhas, participarão do campeonato que se dividirá entre o Ginásio, a AABB local e a Praça José Arnaldo de Medeiros (Praça da Rodoviária).

Em torno de 110 jogos serão realizados até o dia 08 de Novembro, data de encerramento das competições. Em média mil estudantes participarão das disputas.

O evento, que reúne modalidades como vôlei de quadra e de areia (dupla), futebol de salão e de campo e queimada, é uma realização da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação e Secretaria de Turismo, da Cultura e do Esporte.


Logo após a abertura dos Jogos, as equipes do Juvenil Feminino e Masculino das Escolas Municipal Arnaldo Bezerra e Cooepar disputarão os primeiros jogos.

No interior da Paraíba homem foi vitima de espancamento

Na noite do ultimo domingo (27), um senhor de iniciais  A.S.S. popularmente conhecido como "Zangaia" foi vítima de espancamento após uma discussão.

Os agressores são dois indivíduos. Um deles conseguiu fugir. 

As agressões ocorreram na rua Pedro Godinho próximo a escola E. M. E. F. Julieta de Lima e Costa. 


A vítima foi retirado do local pela equipe da SAMU e levado a unidade hospitalar municipal, onde recebeu o devido atendimento e foi transferido para o Hospital do Trauma de Campina Grande. 

O senhor se mostrava embriagado e não cooperativo com a equipe médica, o mesmo apresentava laceração na pálpebra esquerda junto com hemorragia nos 2 supercílios. 


Júnior Santos 

Bandidos explodem agência bancária e atiram contra policiais

Criminosos voltaram a agir contra agência bancária e destruíram uma unidade do Banco do Brasil, na cidade de Guamaré.
Na madrugada desta terça-feira (29), uma quadrilha invadiu a cidade e usaram dinamites para explodir o banco.
Populares contaram que chegaram a ouvir três fortes explosões, na tentativa do bando em arrombar os caixas eletrônicos. Os criminosos, de acordo com a polícia, estavam em dois carros, sendo um Dublô e um Pálio.
Parte da quadrilha foi até a base da PM e atirou contra a viatura e contra os policiais.
Nesse momento, houve uma reação e intensa troca de tiros. Enquanto isso, o resto dos criminosos explodia a agência bancária.
Com a ação concretizada na agência bancária, os bandidos fugiram por uma estrada que dá acesso à Galinhos.
Desde a madrugada a polícia realiza diligências, porém, ninguém foi preso até o momento. 

Portal BO - Foto: Blog Guamaré em Dia

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Jovem é assassinado no Planalto e suspeita é envolvimento com drogas

O jovem foi identificado como Diego Barbosa Cruz de Lima, de 18 anos, foi executado, na manhã desta segunda-feira (28), no bairro Planalto, zona Oeste de Natal.
A vítima, segundo a polícia, estava caminhando na travessa Valência, quando um veículo Fiorino parou e dois homens desceram.
Um deles, armado com um revólver, atirou em direção ao rapaz, que morreu antes mesmo da chegada do socorro.
Segundo o soldado Lucivaldo, do 9º Batalhão da Polícia Militar, devido a lei do silêncio no local, não foi possível colher informações mais precisas sobre o crime.
Os familiares de Diego, que preferiram não serem identificados, relataram que o jovem era viciado, o que levantou a suspeita da motivação ter relação com as drogas.
O crime será investigado no 11º Distrito Policial.

Sérgio Costa - Foto: Cedida / Ariane Viana