WEB RÁDIO

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Juiz acata denúncia contra PM preso por matar advogada Parelhense a pauladas no RN

A Justiça do Rio Grande do Norte aceitou, nesta quinta-feira (28), denúncia oferecida pelo Ministério Público contra o policial militar Gleyson Alex de Araújo Galvão, de 35 anos.

Com isso, ele passa a ser formalmente acusado pelo assassinato da advogada Vanessa Ricarda de Medeiros, de 37, morta a pauladas dentro de um motel na cidade de Santo Antônio.

O crime aconteceu no dia 14 deste mês. A denúncia foi acatada pelo juiz Ederson Solano Batista de Morais, da comarca de Santo Antônio. 

Segundo o juiz, o réu tem 10 dias para responder à acusação, por escrito, através de advogado.

O magistrado também notifica o Itep para que envie todos os laudos criminais produzidos pelos peritos e informações atualizadas quanto aos antecedentes criminais do réu.

Em depoimento à polícia, o policial disse que a vítima, sua ex-namorada, teria ficado enfurecida com uma ligação que ele havia recebido e tentado agredi-lo.

Em razão disso, os dois, “entraram em vias de fato e, durante essa contenda caíram ambos, não lembrando o que ocorreu depois disso”, diz o documento.

Ainda segundo o depoimento, Gleyson afirma ter passado boa parte do dia anterior à morte da advogada bebendo com ela e que, a briga, teria sido iniciada porque ele havia se recusado a revelar o nome da pessoa que havia ligado para o celular dele.

Também consta no relato do PM que ele “não sabe como aquele pedaço de madeira foi aparecer no interior daquele quarto”, acrescentando “que só depois da prisão começou a entender onde se encontrava, mas que os policiais de serviço não deixaram mais que ele entrasse no quarto”.

A família de Vanessa Ricarda não acredita que ela tenha ido se encontrar com o suspeito para beber.

Genilson Dantas, cunhado da advogada, afirma que ela era evangélica e não consumia bebidas alcoólicas.

Ele também disse que acredita que Vanessa tenha ido se encontrar com o policial militar sob ameaça.

“Ele sempre dizia que iria matá-la e que também mataria pessoas da família”, disse Genilson.

Segundo o capitão Fábio Sandrine, comandante do batalhão da PM na cidade de Goianinha, onde o soldado é lotado, Gleyson tem sete anos de corporação.

"Ele trabalhava na praia da Pipa, mas foi transferido para a cidade de Passagem. Só que ele não se apresentou.

O policial, preso em flagrante, encontra-se detido no quartel do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), na zona Norte de Natal

Já a advogada Vanessa Ricarda de Medeiros, foi inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil em 2011, segundo a própria OAB no RN.

O corpo dela foi enterrado no dia 15, no cemitério público da comunidade de Santo Antônio da Cobra.

Fonte e Foto: G1 RN

Aposentados e pensionistas da União devem fazer recadastramento a partir desta Sexta


Aposentados e pensionistas civis da administração pública federal devem fazer recadastramento a partir desta Sexta (1º). Anistiados políticos civis também devem atualizar os dados.
De acordo com o Ministério do Planejamento, o recadastramento anual vai abranger 710 mil beneficiários.
No mês de aniversário, essas pessoas deverão comparecer a uma das agências do Banco do Brasil (BB), da Caixa Econômica Federal ou do Banco de Brasília, em qualquer local do país, para fazer a chamada comprovação de vida.
Nesses bancos, estão concentrados cerca de 90% do pagamento dos benefícios. Somente em março, o ministério espera recadastrar 58 mil pessoas.
Os aposentados, pensionistas e anistiados devem apresentar um documento oficial de identificação (identidade ou carteira profissional) e o CPF.
O ministério informa que o governo vai enviar carta para informar sobre a necessidade de fazer o recadastramento. Entretanto, mesmo quem não receber a carta de convocação deve ir a uma agência de um dos três bancos, no mês de aniversário.
Os aposentados, pensionistas e anistiados que fizeram aniversário em janeiro e fevereiro deste ano vão aguardar 2014 para fazer o recadastramento.
Quem não tiver condições de ir a uma agência bancária precisará agendar uma visita técnica. Isso pode ser feito pelo próprio interessado ou por qualquer outra pessoa, ligando para a Central de Atendimento Alô Segep, pelo telefone 0800 978 2328, ou para a unidade de Recursos Humanos do órgão a que está vinculado. Também está à disposição o e-mailrecadastramento@planejamento.gov.br.
Quem não se recadastrar nos prazos determinados pode deixar de receber o benefício. De acordo com o ministério, o prazo é o mês de aniversário e, vencido esse período, haverá mais uma chance nos 30 dias seguintes.
Se mesmo assim não houver comparecimento, o benefício será suspenso até que a situação cadastral seja regularizada.
De acordo com o ministério, anteriormente o recadastramento estava centralizado na antiga Secretaria de Recursos Humanos.
Como o número de pessoas é muito grande para uma capacidade operativa pequena, o sistema ficou inviabilizado. Agora, com a parceira com os bancos, foi implantado o novo modelo de recadastramento.
Agência Brasil

Procon-PB notifica TIM sobre pane desta quinta


O Procon Estadual da Paraíba notificou, a empresa de telefonia móvel TIM em decorrência da pane ocorrida nesta Quinta em João Pessoa e outras localidades do Estado. 

O fato foi denunciado por vários consumidores paraibanos nas redes sociais.

A empresa agora tem o prazo legal de dez dias para apresentar defesa. 
Após este prazo, a documentação será encaminhada ao setor Jurídico do Procon Estadual que analisará o caso para que o órgão aplique as medidas cabíveis.

“Os paraibanos não podem continuar reféns da má prestação de serviço das empresas de telefonia e estamos atentos às falhas apresentadas pelas empresas”, comentou o secretário Executivo do Procon-PB, Marcos Santos, acrescentando que mesmo que a falha no sinal da operadora tenha sido ocasionada por uma falha, como o rompimento de um cabo de fibra ótica, por exemplo, a empresa pode ser responsabilizada, pois deveria oferecer uma rede de segurança para garantir a continuidade do serviço.

Para reunir provas sobre as falhas no serviço, o órgão de defesa do consumidor iniciou uma campanha no microblog Twitter.

Os consumidores que se sentirem prejudicados com a pane podem direcionar mensagens para o @procongovpb (página oficial do Procon-PB no Twitter).

Polícia prende acusado de assassinar escrivã da Polícia Civil em cidade da Paraíba


O GTE (Grupo Tático Especial) de Catolé do Rocha, juntamente com policiais civis de Pombal e de Catolé, cumpriu mais um mandado de prisão deflagrado na operação “PAZ,” que começou no último dia 22 (sexta) entre os estados do Rio Grande do Norte e a Paraíba, com o intuito de acabar com as rixas entre famílias da região. 

Nesta terça (26), no sítio Lajes, zona rural de Catolé do Rocha, mais um suspeito de ter assassinado a escrivã de polícia, Fátima Veras e de membros da família Veras, foi preso. 

Trata-se de Francimar Alencar de Araújo, 33 anos, natural de Jericó, residente no sítio Lajes, um dos acusados de homicídios mais violentos da região, que já responde criminalmente por tentativa dupla de homicídio na região de Catolé do Rocha e um dos mentores e executores da facção criminosa comandada por João Guarda, que encontra-se preso no presídio de Catolé do Rocha. 

Francimar, é conhecido por sua frieza e astúcia nos assassinatos que o mesmo realiza e é um dos homens de confiança do João Guarda. 

O Delegado regional de Catolé do Rocha, Dr. Sílvio Rabello informou que 19 mandados de prisões foram confeccionados na operação PAZ e sete pessoas já foram presas, além de armas e munições.

“Mas, a operação continua”, frisou Dr. Sílvio Rabello, e a qualquer momento novos criminosos poderão ser presos! 

Catolé News

PM da PB cumpre mandado e prende foragido da justiça de Caicó/RN


Na tarde dessa Quarta-Feira (27), por volta das 13h00, policiais da 2ªcia da Polícia Militar de São Bento, prenderam Lourival Gomes de Oliveira Filho, vulgo “Filho”, 31 anos, pedreiro, residente no Bairro Belarmino Lúcio em São Bento, cumprindo mandado de prisão expedido pela comarca de Caicó/RN.

Lourival foi preso em uma residência próxima ao cemitério Campo da Paz, no mesmo bairro onde reside. 

“Filho” como é conhecido foi condenado a cumprir pena no presídio de Caicó/RN, onde responde por roubo, o mesmo estava foragido desde o ano de 2009. 

O preso foi entregue a Polícia Militar do Rio Grande do Norte para ser reconduzido ao Presídio de Caicó/RN.

É Sertão 

ProUni convoca hoje candidatos da lista de espera


As instituições de ensino convocam hoje (28) os candidatos em lista de espera do Programa Universidade para Todos (ProUni).

O resultado será divulgado na página do ProUni, por meio da central de atendimento - telefone 0800 616161 - e nas instituições que participam do programa.

Os candidatos terão de hoje a 5 de março para comprovar as informações.
A perda do prazo ou a não comprovação dos dados implicará, automaticamente, a reprovação do candidato.

No site do programa estão detalhados os procedimentos necessários para obter a bolsa de estudo. 

Além de documentos pessoais, o candidato deve apresentar comprovantes de residência, de rendimentos e de conclusão do ensino médio, entre outros.    

Aqueles que não forem pré-selecionados terão uma segunda chance no dia 8 de março, quando vai ocorrer a segunda chamada da lista de espera.
Os convocados na segunda chamada devem comparecer aos locais indicados entre os dias 8 e 13 de março.

O ProUni concede bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de educação superior para cursos de graduação e sequenciais de formação específica.
Para o primeiro semestre deste ano, foram oferecidas 162.329 bolsas. O balanço final do programa registrou 1.032.873 inscritos.

As bolsas aumentaram em relação ao número oferecido no segundo semestre de 2012, quando foram ofertadas 90.311 - 72.018 a menos que este ano.

Em relação ao primeiro semestre de 2012, houve redução - foram oferecidas no período 195.030 bolsas, 32.701 a mais que neste ano.

Tem direito à bolsa integral o candidato com renda familiar per capita até um salário mínimo e meio (R$ 1.017). Para as bolsas parciais (50% da mensalidade), a renda familiar deve ser até três salários mínimos (R$ 2.034) por pessoa.

Agência Brasil

Presos escavam túnel e 21 fogem de núcleo de custódia


Na noite desta Quarta (27), 21 presos fugiram do Núcleo de Custódia da Polícia Civil, na Cidade da Esperança.

Os detentos escavaram um túnel do chão do banheiro até a área externa da detenção. Quatro detentos já foram recapturados.

Logo após ser registrada a fuga, um dos detentos foi recapturado ainda dentro do túnel, enquanto a Polícia Militar encontrou outros três, também já devolvidos à unidade prisional.

Os outros 17 seguem foragidos e a PM está em diligência para tentar a recaptura.

TN online

Bandidos são surpreendidos pela polícia durante assalto em Lagoa Nova


Dois assaltantes foram surpreendidos por policiais militares do Batalhão de Choque, na noite desta quarta-feira, no bairro de Lagoa Nova.
Os criminosos estavam dentro de uma corretora de seguros, quando a polícia foi acionada e fez um cerco no local.
Um dos homens acabou preso e o outro conseguiu fugir.
Informações dão conta que a dupla estava armada e conseguiu render as pessoas que estavam na empresa Unius Corretora de Seguros, na avenida Amintas Barros.
No entanto, uma testemunha teria ligado para o Centro Integrado em Operações de Segurança Pública e avisado sobre o assalto.
Imediatamente, os policiais do BPChoque foram para o local e fizeram o cerco.
Assustados, os assaltantes tentaram fugir e um deles, acabou sendo preso.
O outro, porém, conseguiu roubar o carro de uma mulher que estava nas proximidades, bem como levar alguns objetos de dentro da empresa.
A polícia realizou diligências para tentar localizar o criminoso.
O veículo roubado por ele é um Fiat Pálio, de cor branca e placas MYC-8667.
Ele teria fugido em direção a zona Oeste de Natal. O suspeito preso foi levado para a Delegacia de Plantão da Zona Sul, em Candelária.
Portal BO

Jovem é baleado quando saia de treino de futebol no RN


Yago Rodrigues da Silva, 20 anos, residente no Bairro Costa e Silva em Mossoró, foi atingido com um disparo de arma de fogo quando voltava de um jogo de futebol e seguia em direção a sua residência.

Yago foi socorrido para a Unidade de Pronto Atendimento do Alto de São Manoel e transferido para o Hospital Regional Tarcísio Maia e não corre riscos de morte.


O jovem disse aos policiais que atenderam a ocorrência que dois indivíduos que estavam em uma bicicleta, teriam tentado tomar sua motocicleta.


Yago fugiu da ação dos mesmos e foi alvejado.

Imagem: Geangelles Pinheiro

Em Lagoa Nova 02 Assaltos foram registrados na zona rural


Por volta das 14h10 desta quarta-feira (27) dois assaltos foram registrados em dois mercadinhos (Mercadinhos de Wilson e Betinho) do Povoado Sítio de Dentro, zona rural da cidade de Lagoa Nova.

Segundo as vítimas, 03 homens armados chegaram a pé e anunciaram o assalto levando todo dinheiro do caixa e um notebook de um dos mercadinhos assaltado.

Os homens fugiram a pé em direção a uma estrada onde adentraram em um veículo branco onde havia outro meliante dando cobertura.

Câmeras de segurança filmaram toda a ação dos bandidos.

Sgt PM Jean Carlos 

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

15 mil Dvd's piratas são destruídos em Mossoró


A Polícia Civil Destruiu na manhã de quarta feira 27,15 mil Dvd's piratas apreendidos entre os anos de 2011 e 2012 em Mossoró.

Segundo o Delegado Dr. José Vieira, titular da Delegacia Especializada em Defraudações, a destruição do material se deu com a autorização da Justiça.

O Delegado contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal que cedeu o local, da Prefeitura de Mossoró e da empresa CLC que cedeu o Rolo Compressor para a destruição do material apreendido.

Ainda de acordo com Delegado, a policia desmontou varias bancas na cidade e a partir de agora a medida é tolerância zero contra a pirataria em Mossoró.

Quem for pego vendendo Dvd pirata vai responder por crime de direitos autorais e quem for pego comprando vai responder por receptação.

O crime de direitos autorais tem pena de reclusão de 2 a 4 anos e Receptação tem Pena de reclusão, de 1 a 4 anos, e multa.

Os agentes da delegacia especializada em defraudações vão continuar a fiscalização na cidade no intuito de coibir a prática criminosa.

O câmera 

Número de casos de dengue em Natal caiu 83,05% em relação a 2012


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS)  anuncia que Natal registrou uma redução do número de casos de dengue.
Segundos dados do Centro de Controle de Zoonoses até o dia 22 de fevereiro, foram notificados 123 casos de dengue em residentes em Natal. 
Esse número significa uma redução de 83,05% dos casos, quando comparado com o mesmo período do ano de 2012.
Quanto aos casos graves de dengue, foram notificados 09 casos até o momento, uma redução de 35%,comparado com o ano de 2012″. As razões para isso foram as ações de controle da dengue realizadas ao longo do ano pela SMS.
Os agentes de controle de endemias estão realizando o Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti, com o intuito de identificar a atual situação vetorial do município e os principais tipos de criadouros para o vetor.
Esses resultados irão subsidiar as ações de controle vetorial subsequentemente ao término do levantamento do índice.
A população tem que fazer sua parte: manter seu ambiente doméstico livre de criadouros do vetor.
Deve manter vedados e limpos; as caixas-d’agua; toneis; recipientes de água para animais; calhas; proteger pneus; manter garrafas vazias viradas para baixo; e todos os recipientes que possam acumular água; contribuindo para a redução do risco de dengue”, disse.

Ônibus escolar da Prefeitura de Brejo do Cruz na Paraiba capota na PB-293


Um ônibus da secretaria de educação do município de Brejo do Cruz (PB), que trafegava na PB-293, trecho que liga as cidades de Belém do Brejo do Cruz a Brejo do Cruz, no Sertão da Paraíba tombou, após um dos pneus do veículo estourar. 

Segundo informações, o acidente ocorreu no final da tarde da terça-feira (26), e apenas o motorista, que conduzia o veículo, no momento do acidente ficou ferido. 

Mesmo tendo tombado para fora da pista de rolamento, e indo parar dentro da capoeira, o condutor do ônibus sofreu apenas ferimentos leves. 

Do Portal Catolé News

Policial Militar se envolveu em acidente na BR-226 na região do Seridó


Por volta das 15h00, da ultima segunda-feira, 26, o GTO de Jucurutu foi acionado, para atender a uma ocorrência de trânsito, na BR 226. 

Chegando ao local, os Policiais encontraram o carro, um Fiat Uno, branco, placa MYV- 2708, Caicó/RN, com a frente contra um poste de energia.

Nesse momento a vítima já havia sido socorrida para o Hospital local. O condutor do carro era o Soldado da PM Ivonaldo Alcântara. 

Segundo ele, o acidente teria sido causado porque um dos pneus dianteiros estourou o que fez com que ele perdesse o controle e se chocasse contra o poste.

Apesar da violência do choque, Alcântara sofreu apenas escoriações pelo corpo, e passa bem.

Blog PM de Jucurutu


Polícia Militar apreende Crack, maconha e dinheiro com adolescente em Parelhas


Foto: Material apreendido- Marcos Silva
A ocorrência teve no final da noite desta Terça (26), por volta 23h55 onde a guarnição de Rádio Patrulha abordou um adolescente em atitude suspeita na Rua Expedito Bezerra no Bairro Maria Terceira.
Na ocasião, foram encontrados com o adolescente nove trouxinha de maconha, quatro pedras de crack pequenas e a quantia de R$ 63,00 em dinheiro fracionado.
Na oportunidade o mesmo foi conduzido ao quartel da PM onde foram realizados os procedimentos e o menor liberado.
Na manhã desta Quarta (27), a PM foi até a residência do menor de iniciais D. G. N. de 17 anos, natural de Recife PE, onde foi constatado que o mesmo teria dado o nome de seu irmão que por sinal é gêmeo com o mesmo, que mora em Recife PE.
Diante do fato o adolescente foi conduzido a DP de Parelhas, para serem tomadas as medidas de praxe.
O mesmo relatou que não tem passagem pela polícia e que a droga seria para  consumo próprio e a dois meses está residindo em Parelhas na casa de familiares.
Marcos Silva 

Mais um assalto a mão armada foi registrado em Acari/RN


No início da noite desta Terça (26), mais um estabelecimento foi alvo de assaltantes na pacata cidade de Acarí. 

Há poucos dias a farmácia de Gilson Bezerra passou pela mesma situação, onde menores usarão uma arma de brinquedo para cometer o crime.

Um homem de estatura alta acompanhado de menores usou um revolver aparentemente calibre 38 para assaltar nesta terça-feira o Mercadinho Ari de Pinho da Rede Real de Supermercados.

A Polícia Militar realizou diligência para identificar e capturar os elementos que além de dinheiro, levaram celulares também.

Nelder Medeiros

Foragido da Justiça morre em confronto com a polícia n RN


Um homem foi morto e outros dois conseguiram fugir após trocarem tiros com policiais militares do 11º Batalhão, no bairro Santo Antônio, na cidade de São Gonçalo do Amarante.

O fato ocorreu nesta terça-feira (26) e mobilizou homens da Força Tática da cidade e também de Macaíba.

De acordo com o cabo Laércio, o suspeito morto era foragido da justiça e foi responsável por um disparo que acabou atingindo um policial.

Ainda segundo o policial, a ocorrência começou após moradores denunciarem a presença de três homens em atitude suspeita em um bar, na comunidade conhecida como Cheiro Verde.

Duas guarnições se deslocaram até o bairro e imediatamente localizaram os acusados. No momento da chegada das nossas viaturas, dois deles conseguiram correr já atirando em nossa direção e o outro acabou entrando no banheiro do bar. 

"Quando nos aproximamos ele iniciou uma sequência de tiros atingindo o colete de um dos soldados. Nós tivemos que reagir a altura", disse.

A partir daí outras equipes da polícia iniciaram uma busca em uma região de mata na tentativa de prender os fugitivos.

O suspeito morto foi identificado como Henrique Eduardo Angelo da Silva, de 25 anos.
O jovem era foragido do presídio provisório Raimundo Nonato onde cumpria pena por assalto a mão armada.

Um revolver calibre 38 foi encontrado na mão direita de Henrique, supostamente a arma usada para atirar nos policiais. 

Portal BO

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Posto de combustíveis foi assaltado em Parelhas


Por volta das 20h40 desta Terça-Feira (26), foi registrado um assalto ao Posto de Combustíveis Higino e Dantas LTDA, que fica localizado as margens da RN 086, saída Para Campina Grande.

Informações dão conta de que um indivíduo ainda não identificado chegou ao Posto de Combustíveis a pé, encapuzado e armado com um revolver onde rendeu a frentista levando uma quantia em dinheiro de aproximadamente R$ 650,00 e um celular modelo Nókia.

Ainda segundo informações após o assalto o acusado fugiu a pé.

A Polícia Militar foi acionada realizou diligências, mais até o momento não obteve êxito na ação.

Informações da Policia Militar dão conta de que já existe um suspeito, que está sendo investigado.

Marcos Silva

Atualizada as 06h40 

Homem leva choque e fica agarrado a transformador em Parnamirim, RN


Após sofrer uma descarga elétrica, um homem ficou agarrado a um transformador de um poste no Centro da cidade de Parnamirim, na Grande Natal, na manhã desta terça-feira (26).

Segundo informações da Prefeitura, ele trabalhava na instalação do transformador. “O homem passa bem", disse Vicente Neto, ouvidor do município, antes dele ser resgatado.

Ainda segundo o assessor, o poste fica próximo ao prédio do Executivo Municipal, em frente a um laboratório de análises clínicas. O trabalhador, disse que Vicente, “teria sido contratado. No entanto, no momento em que iniciava o serviço, sofreu um choque”.

O assessor contou que o homem, mesmo após sofrer a descarga, ainda conseguiu pular para o transformador, que não estava ligado e não foi afetado pela corrente elétrica.

Vicente Neto confirmou que o homem ficou no local por aproximadamente 40 minutos aguardando o socorro do Corpo de Bombeiros, que chegou por volta do meio-dia.
O homem foi retirado do poste e levado para uma unidade médica da cidade.

G1 RN
Foto: Ana Amaral/Prefeitura de Parnamirim

Vinte reservatórios do RN estão com menos de 20% da capacidade


O monitoramento dos reservatórios do Rio Grande do Norte realizado pela Secretaria de Recursos Hídricos (Semarh) constatou que 20 açudes do Estado estão com o volume abaixo de 20% da sua capacidade total.

A situação é considerada crítica pela Coordenação de Gestão de Recursos Hídricos da Semarh.

O levantamento mostra ainda que 40 reservatórios, dos 53 monitorados pela Semarh, estão com o volume abaixo de 50% da capacidade total.

A região do Alto Oeste, de acordo com o monitoramento, é uma das mais críticas em relação ao volume dos reservatórios.

O açude Brejo, localizado no município de Olho D'água do Borges, está com 6,06% da sua capacidade, de acordo com a medição realizada no dia 20 de fevereiro.

Outros reservatórios da região também estão em situação crítica, como o Bonito II, no município de São Miguel, com 10,73% da capacidade; e o Santo Antônio de Caraúbas, em Caraúbas, com 9,06%. No Alto Oeste, o reservatório que está em melhor situação é o de Santa Cruz do Apodi, com 56,34% da capacidade.

A barragem Armando Ribeiro Gonçalves - maior reservatório do Estado, com capacidade para  2,4 bilhões de metros cúbicos – está com 49,16% da sua capacidade total.

Ainda de acordo com a última medição realizada pela Semarh, outros importantes reservatórios do Rio Grande do Norte  encontram-se na seguinte situação:Poço Branco, 56,69%; Itans, 28,74%; Mendubim, 44,18%; Sabugi, 20,86%;  Pau dos Ferros, 19%; Gargalheira, 33%; e Cruzeta, 16%.
--
De acordo com a previsão dos meteorologistas da Empresa de Pesquisa Agropecuária do rio Grande do Norte (Emparn), o semiárido nordestino terá um inverno abaixo do normal e o litoral de normal a acima do normal. 

Mesmo com essa previsão, os meteorologistas chegaram a conclusão, após dois dias de análises, que não existem sinais evidentes se o Nordeste terá um ano de chuvas normais ou não. 

Os parâmetros observados, como as águas dos oceanos Pacífico e Atlântico, as Zonas de Leste e a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), não são suficientes no momento para uma conclusão.


Reservatório / Município
Capacidade (m3)
Volume atual (%)
Data da Medição
Bonito II (São Miguel)
10.865.000
10,73%
19/02/2013
Encanto (Encanto)
6.328.250
45,14%
15/01/2013
Flechas (José da Penha)
8.949.675
12,72
06/02/2013
Pau dos Ferros (Pau dos Ferros)
54.846.000
19,21
21/02/2013
Marcelino Vieira (Marcelino Vieira)
11.200.125
35,34%
06/02/2013
Jesus Maria José (Tenente Ananias)
9.639.152
11,09%
19/02/2013
Passagem (Rodolfo Fernandes)
8.273.877
20,80%
20/02/2013
Malhada Vermelha (Severiano Melo)
7.537.478
12,22%
20/02/2013
Riacho da Cruz II (Riacho da Cruz)
9.604.200
46,37%
07/02/2013
Lucrécia (Lucrécia)
24.754.574
14,67%
20/02/2013
Brejo (Olho D'água do Borges)
6.450.554
6,06%
20/02/2013
Rodeador (Umarizal)
21.700.000
51,62%
16/01/2013
Sto. Antônio de Caraúbas (Caraúbas)
8.538.109
9,06%
20/02/2013
Tourão (Patu)
9.104.700
16,53%
16/01/2013
Morcego (Campo Grande)
6.708.331
18,36%
20/02/2013
Sta. Cruz do Apodi (Apodi)
599.712.000
56,34%
25/02/2013
Umarí (Upanema)
292.813.650
42,59%
19/02/2013
Rodeador (Umarizal)
21.403.850
50,37%
20/02/2013
Passagem (Rodolfo Fernandes)
6.932.000
28,62%
15/01/2013
Encanto (Encanto)
5.192.538
42,79%
20/02/2013
Lagoa do Boqueirão (Touros)
11.074.800
85,25%
05/02/2013
Poço Branco (Poço Branco)
136.000.000
56,69%
15/01/2013
Lagoa de Extremoz (Extremoz)
11.019.525
56,50%
05/02/2013
Lagoa do Bonfim (Nísia Floresta)
84.268.200
65,37%
22/11/2012
Japi II (São José do Campestre)
20.649.000
35,72%
23/01/2013
Pataxó (Ipanguaçu)
15.017.379
13,18%
25/02/2013
Beldroega (Paraú)
8.057.520
10,64%
20/02/2013
Boqueirão de Parelhas (Parelhas)
84.792.119
33,72%
22/01/2013
Carnaúba (São João do Sabugi)
25.710.900
19,02%
22/01/2013
Esguicho (Ouro Branco)
21.709.345
20,69%
22/01/2013
Boqueirão dos Angicos (Afonso Bezerra)
16.018.308
36,56%
15/01/2013
Caldeirão de Parelhas (Parelhas)
9.320.657
15,15%
07/02/2013
Rio da Pedra (Santana do Matos)
13.602.215
40,60%
22/01/2013
Passagem das Trairas (São José do Seridó)
49.702.394
15,92%
25/02/2013
Gargalheira (Acari)
44.421.480
32,74%
07/02/2013
Cruzeta (Cruzeta)
23.545.745
15,58%
07/02/2013
Alecrim (Santana do Matos)
7.000.000
25,43%
22/01/2013
Mendubim (Assu)
76.349.500
44,18%
06/02/2013
Armando Ribeiro Gonçalves (Assu)
2.400.000.000
49,16%
25/02/2013
Boqueirão de Angicos (Angicos)
19.754.850
40,02%
15/01/2013
Sabugi (São João do Sabugi)
65.334.880
20,86%
07/02/2013
Itans (Caicó)
81.750.000
28,74%
21/02/2013
Cruzeta (Cruzeta)
35.000.000
26,51%
26/10/2012
Zangarelhas (Jardim do Seridó)
7.916.000
15,52%
07/02/2013
Caldeirão de Parelhas (Parelhas)
10.195.600
15,84%
22/01/2013
Boqueirão de Parelhas (Parelhas)
85.012.750
35,46%
22/01/2013
Marechal Dutra (Acari)
40.000.000
41,28%
26/10/2012
Dourado (Currais Novos)
10.321.600
10,46%
07/02/2013
Campo Grande (São paulo do Potengi)
34.000.000
37,43%
14/01/2013
Tabatinga (Macaíba)
89.835.678
8,56%
14/01/2013
Inharé (Santa Cruz)
17.600.000
43,77%
23/01/2013
Trairi (Tangará)
35.230.000
32,13%
23/01/2013
Santa Cruz do Trairi (Santa Cruz)
5.158.750
22,70%
23/01/2013

G1 RN