WEB RÁDIO

domingo, 30 de setembro de 2012

Exército prepara tropas para garantir paz no dia das eleições


A uma semana das eleições municipais, o Tribunal Superior Eleitoral ainda não decidiu se acatará o pedido de reforço de tropas federais de 118 municípios do RN.
Na quinta-feira (27) o julgamento do processo foi suspenso pela ministra Carmén Lúcia, que pediu vistas, preocupada com o grande número de pedidos de ajuda encaminhado pelo TRE/RN
Praxe no Rio Grande do Norte durante as votações, a determinação de envio de tropas as Zona Eleitorais requisitantes só deverá ser informada as vésperas do pleito.Mas enquanto aguarda a determinação do Ministério da Defesa, o Exército tem preparado seus militares para garantir a paz no dia da votação.
A Garantia da Lei e da Ordem é uma missão constitucional do Exército, e durante a fase de preparação, os militares também simularão situações rotineiras do dia de votação.
Percentualmente, o RN foi o estado que mais pediu apoio de tropas federais e por causa dessa grande quantidade de solicitações é provável que militares da Paraíba também venham reforçar o efetivo que atuará aqui.
O comandante geral da PM, coronel Francisco Canindé de Araújo também contestou a necessidade do apoio das tropas para garantir a segurança do pleito.
“Os magistrados pedem o reforço baseado no efetivo normal, mas para as eleições todos os policiais, de folga ou não, serão convocados extraordinariamente para atender a demanda”. 
Até a sexta-feira (28), o TSE ainda não havia oficiado a Corte Potiguar com o novo pedido de explicações.

Segundo o major Gelson, chefe da Seção de Operações da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada, o planejamento e treinamentos para o emprego da tropa já estão bastante avançados. 
“Essa semana, os oficiais e sargentos participaram de um estágio jurídico para nivelamento de conhecimento”.
Serão cerca de 3 mil policiais a mais nas ruas.
No minuto

Justiça Eleitoral alerta sobre cumprimento da lei


A uma semana das eleições municipais, a Justiça Eleitoral aumenta a fiscalização sobre o cumprimento da legislação que determina uma série de regras às vésperas da votação.
Aproximadamente 140 milhões deverão ir às urnas para escolher prefeito e vereador.  
De terça-feira (2) até o dia 9 nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, exceto em flagrante delito ou devido a sentença criminal condenatória por crime inafiançável e desrespeito a salvo-conduto.
Três dias antes das eleições, na quinta-feira (4), está fixado o limite para os candidatos fazerem campanhas de rua e comícios. 
Também a partir dessa data os juízes eleitorais poderão expedir salvo-conduto em favor de eleitor ameaçado de violência moral ou física que ponha em risco sua liberdade de votar.
Na quinta-feira (4) será o último dia para a veiculação da propaganda eleitoral gratuita nas emissoras de  rádio e televisão, assim como em reuniões públicas ou comícios, com a utilização de aparelhagem de som.
Dois dias antes das eleições, na sexta-feira (5), será o último momento para a divulgação paga, na imprensa escrita e na internet, de jornal de propaganda eleitoral.
As votações, no dia 7, ocorrem das 8h às 17h. Nesse dia, os eleitores podem manifestar publicamente suas preferências, usando camisas, bonés e adereços dos candidatos, mas é proibida a propaganda eleitoral por meio de grupos de pessoas e carros de som. A véspera da votação, no dia 6, é o último dia para o eleitor receber a segunda via do título.


Também é a última oportunidade de fazer propaganda eleitoral usando alto-falantes e amplificadores de som.
A partir do fechamento das urnas, há a emissão dos boletins de urna e o início da apuração e da totalização dos resultados.
Da Agência Brasil

Policia Militar realiza "Pente Fino" em Penitenciária da PB


Foi realizada na manhã de sábado (29), uma operação de revista (pente fino) na Penitenciária Padrão Regional de Cajazeiras.
O efetivo do 6º Batalhão da PM esteve presente na revista.
Nas celas revistadas foram encontrados: 01 (um) tablete de substância semelhante a maconha, 01 trouxa pequena de substância semelhante a maconha, 07 carregadores de celular, 22 celulares, 01 canivete, 23 espetos, 01 chip de celular, 01 faca, 01 fone de ouvido, 01  bateria de celular, 01 serra, 01 fio de cobre e 02 cachimbos. Também estiveram presentes policiais do BOPE e militares do 5º BBM (Bombeiros).


Todo o material apreendido ficou sob a custódia da Direção da Penitenciária.
Fonte: Sertão Informado

América-RN fica no empate com o Guarani


O América-RN ficou no empate - 0 a 0 - com o Guarani, jogo realizado na casa do adversário (o estádio Brinco de Ouro, em Campinas, SP) e válido pela 27ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
O próximo jogo do América será contra o CRB-AL no dia 5 de outubro em Goianinha - o técnico Roberto Fernandes não vai poder contar com os zagueiros Edson Rocha (suspenso pelo terceiro cartão amarelo) e Cleber.
Aliás, Cleber vai ficar "de molho" por dois jogos: além do jogo contra o CRB, onde cumpre suspensão pelo terceiro cartão amarelo, ele não poderá atuar contra o Ceará (no dia 13 em Fortaleza) devido a questões contratuais.
No minuto

Homem foi vitima de facadas durante passeata em cidade do Seridó


Foi vítima de tentativa de homicídio, no início da noite deste Sábado (29) na cidade de Cruzeta-RN, Valdeci Marinho da Silva de 38 anos residente em Cruzeta, que participava de um comício.
Valdeci sofreu 08 cutiladas de faca peixeira que atingiram pescoço, tórax, costas e braço. 
Ele chegou a receber atendimento no Hospital Regional de Currais Novos, mas dada a gravidade dos ferimentos foi transferido para Natal.
Informações de pessoas que socorreram a vitima, o acusado já foi identificado e teve o pai assassinado por Valdeci há alguns anos.
Valdeci já tinha sofrido um atentado anterior.
Por Sd PM J. Júnior 

Mega-Sena acumula em 16 milhões de reais


Nenhum apostador acertou os números da Mega-Sena, sorteados neste (29) à noite, em Mangaratiba, Rio de Janeiro. 
O prêmio acumulou, e a estimativa é que o acertador das dezenas no próximo concurso leve para casa 16 milhões de reais.
Os números sorteadas foram: 09 - 12 - 22 - 39 - 48 - 60.

Ao todo, 59 apostadores acertaram a quina e levarão a quantia de R$ 25.259,36 cada. 
Outros 4.805 acertaram a quadra e levam R$ 443,08 cada um.
No minuto

sábado, 29 de setembro de 2012

América entra em campo contra o Guarani, mirando no G4


Mirando no G4, o América volta a campo hoje (29) para enfrentar o Guarani de Campinas (SP), às 16h, no estádio Brinco de Ouro da Princesa.Durante a semana, o treinador Roberto Fernandes falou sobre a importância de treinar no estádio Nazarenão. 
"Além disso temos dois objetivos, primeiro: estamos indo para duas semanas sem pisar no nosso campo de jogo e isso não é bom. 
Fernandes relacionou 20 jogadores para o jogo de hoje:
Goleiros: Thiago Schmidt e Dida
Laterais: Bruno e Wanderson
Zagueiros: Cléber, Edson Rocha e Rodrigão
Volantes: Alan Bahia, Ricardo Baiano, Ewerton, Fabinho e Márcio Passos
Meias: Netinho, Rivaldo e Phillip
Atacantes: Isac, Patrick, Daivison, Pingo e Lúcio

"A gente procura treinar sempre próximo daquilo que vamos encontrar no jogo".
Segundo que o campo do Guarani é maior, condição melhor de gramado, a bola rola com mais facilidade e viemos para cá visando esses dois objetivos", explicou.
Site do America 

Itep registra cinco mortes violentas neste sábado


O Instituto Técnico e Científico de Polícia (ITEP) registrou cinco mortes violentas na manhã deste sábado (29) no Rio Grande do Norte. 
De acordo com o registro do órgão, duas mortes foram por acidente de trânsito, duas por arma de fogo e uma por espacamento. 

AcidentesUm dos acidentes de trânsito ocorreu na manhã deste sábado, na BR-101, na região da Grande Natal. 
O outro acidente com vítima fatal foi registrado em Barra de Maxaranguape, em uma estrada carroçável e vitimou Elisandro Pacheco dos Santos, de 36 anos.
Homicídios por arma de fogo
Entre as mortes violentas registradas pelo ITEP neste sábado, teve um homem ainda não identificado que foi assassinado a tiros na manhã deste sábado, na rua Beira Canal, no Passo da Pátria, Zona Leste de Natal. 
No local, impera a lei do silêncio. 
Outro crime foi registrado na manhã deste sábado. Um jovem identificado como Jeffersson Anderson Alves Medeiros, de 22 anos, foi executado a tiros num terreno baldio situado à rua Henrique Dias, em Igapó, na Zona Norte de Natal.
De acordo com a polícia, três homens se passando por policiais da Defur abordaram a vítima e abriram fogo contra ele. 
Espancamento
Uma jovem identificada como Mayara Mariano da Silva, de 18 anos, morreu na última quinta-feira (27), em Macaíba, vítima de espancamento, e teve registro feito neste sábado pelo ITEP.

De acordo com a polícia, o acidente ocorreu próximo a entrada do bairro de Cidade Satélite, na Zona Sul.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o acidente ocorreu no Km 99 da rodovia. Um Citroen C4 de placas NNX 9179 colidiu com uma Honda de placas MYJ 4476, conduzida por José Lourenço, de 54 anos. 
Com o impacto da colisão, José morreu ainda no local, antes da chegada do socorro médico. 
O motorista do C4, que não teve o nome revelado, foi preso ainda no local. 
De acordo com a PRF, ele apresentava sintomas de embriaguez. 
O condutor foi conduzido à delegacia de Plantão da Zona Sul.
De acordo com a polícia, o crime ocorreu por volta das 6h45.
De acordo com o Tenente Gonçalves, oficial do dia da região, a vítima não é conhecida no local. 
"A única coisa que sabemos é que a vítima foi morta por arma de fogo. Aqui ninguém fala nada", informou.
Jefersson morreu ainda no local, antes da chegada do socorro médico. 
Logo após o crime, o trio fugiu com destino ignorado.
Diário de Natal

Governo do RN convoca 51 profissionais da Saúde aprovados em concurso


Considerando a necessidade de profissionais para atender a abertura de 40 novos leitos na rede pública de saúde, o Governo do Estado divulgou no Diário Oficial deste sábado (29), a convocação de 51 candidatos aprovados em concurso público, realizado em 2010, para provimento dos cargos de Enfermeiro e Técnico de Enfermagem, integrantes do Quadro Geral de Pessoal do Estado, na Secretaria da Saúde Pública.Os profissionais convocados serão encaminhados para as unidades de saúde da Região Metropolitana de Natal. 

Os exames necessários bem como a documentação exigida estão disponíveis no Diário Oficial.
Diário de Natal 

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Anatel vai fiscalizar transmissão de dados no dia das eleições

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai colocar um funcionário em cada estado à disposição dos Tribunais Regionais Eleitorais no dia das eleições municipais para mediar possíveis problemas de transmissão de dados que possam acontecer durante o pleito. 
A medida foi anunciada hoje (28) pelo presidente da Anatel, João Rezende, durante reunião com a presidenta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, e representantes das empresas de telefonia de todo país.
O objetivo é prevenir qualquer ocorrência que possa atrasar a votação e a apuração das eleições. 
Cármen Lúcia relatou a Rezende as reclamações dos TREs em relação aos contratos firmados com as operadoras de telefonia devido a falhas nos serviços dos links de longas distância e transmissão de dados. Ela disse que, em julho deste ano, durante o registro de candidaturas, já foram detectados alguns problemas.Rezende disse que a Anatel vai se reunir nesta semana com representantes das empresas para pedir atenção redobrada no dia da eleição (7 de outubro).
Fonte: Agência Brasil

TRT da 6ª Região anuncia novo concurso para juízes

Novo concurso público está previsto para o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6), com jurisdição em Pernambuco. 
A seleção será destinada ao preenchimento do cargo de juiz do trabalho substituto. 
Segundo informações do órgão, pouco está definido, porém a comissão avaliativa já está formada - o concurso foi autorizado em maio. 
Última seleção
Em abril deste ano, o tribunal lançou seu último concurso com 64 vagas e cadastro reserva para quatro cargos: analista judiciário na área de apoio especializado (arquitetura, engenharia civil e engenharia elétrica) e técnico judiciário na área administrativa (segurança). 
O certame foi composto de provas objetivas, de redação, prática e física, todas aplicadas na capital Recife.
Do CorreioWeb 




Caixa reduz juros de financiamento de veículos novos e usados


A Caixa Econômica Federal anunciou hoje (28) a redução de juros para o financiamento de veículos novos e usados. 
Para veículos com até dois anos de fabricação, o índice máximo foi reduzido de 1,55% para 1,34% ao mês. 
“As taxas são definidas em função de fatores como cota de financiamento, idade do veículo, prazo e nível de relacionamento do cliente com a Caixa”, destaca nota divulgada pelo banco.
A Caixa informou ainda que, em conjunto com o Banco Pan-Americano, encerrou agosto com contratações de R$ 668 milhões em financiamento de veículos. 
Até agosto, a participação em volume de contratação mensal da Caixa e do Banco Pan-Americano representava 7,04% do mercado. 

As novas taxas variam de 0,75% a 1,51% ao mês. 
Segundo a Caixa, a taxa máxima anterior era 1,63% ao mês.
A linha de financiamento está disponível nas agências da Caixa, nas concessionárias e nas lojas credenciadas ao Banco PanAmericano.
 O valor financiado pode ser até 100% para veículos zero quilômetro. 
O prazo pode chegar a 60 meses para aqueles com até cinco anos, e a 48 meses para os com até dez anos.
O valor é 143% superior ao de abril deste ano, quando foi anunciada a estratégia de redução de taxas de juros do banco. 
Naquele mês, foram contratados R$ 274 milhões.
O objetivo é que a operação conjunta atinja 10% da produção total do mercado até dezembro de 2012. 
O saldo da carteira de veículos dos dois bancos, que hoje é R$ 9,3 bilhões, deve chegar a R$ 10,6 bilhões até o final do ano.
No minuto

Nomeação de agentes penitenciários não garante desinterdição de Alcaçuz


O Governo nomeou hoje (28) 40 novos agentes penitenciários, designados prioritariamente para a Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta. 
Os nomes dos novos agentes foram publicados no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira.
A nomeação preenche cargos que estavam em aberto, de servidores exonerados ou aposentado, e atende a uma das exigências do juiz de Execuções Penais de Nísia Floresta, Henrique Baltazar, para a desinterdição de Alcaçuz.
Entretanto o magistrado alerta que não é o bastante para que ele libere o recebimento de novos presos na penitenciária. 


“Só irei desinterditar a Unidade quando o pavilhão 5 estiver funcionando normalmente. 
Nomear agentes era apenas uma das coisas que o Governo tinha que fazer”.
No minuto

Justiça determina devolução de salários cortados de grevistas do ITEP


Após o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte considerar ilegal a greve de servidores do Instituto Técnico-Científico de Polícia e determinar multa de R$ 50 mil, por cada dia sem trabalhar, o juiz convocado decidiu suspender a multa contra o Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública (Sinpol) e transferi-la ao Governo do RN. 
A informação foi confirmada pelo presidente do sindicato Djair Oliveira na tarde desta sexta-feira (28).
Segundo Djair Oliveira, o juiz aplicou a multa ao governo por ter cortado o ponto dos servidores e determinou a devolução dos salários em até cinco dias. 
Caso a decisão não se cumprida, o governo deverá pagar uma multa de R$ 1 mil por cada servidor que teve o salário cortado.
Ainda de acordo com o presidente do Sinpol, se até o dia 05 não houver avanço nas negociações, será realizada uma assembléia e a categoria pode parar 100% dos serviços, inclusive o flagrante delito e o recolhimento de cadáver.
Diário de Natal 

Mega-sena sorteia R$ 2 milhões neste sábado


O concurso 1.429 da Mega-Sena vai sortear R$ 2 milhões neste sábado (29). 
O sorteio será realizado, às 20h (horário de Brasília), no Caminhão da Sorte da CAIXA, que está na Praça Robert Simões, em Mangaratiba (RJ).
Caso um único apostador ganhe o prêmio deste fim de semana, poderá adquirir uma frota de 80 carros populares ou comprar 10 imóveis de R$ 200 mil cada.
A aposta mínima na Mega-Sena é de R$ 2 e pode ser efetuada até as 19h deste sábado, em qualquer uma das mais de 11.600 lotéricas do país.


Se aplicar todo o prêmio na Poupança da CAIXA, receberá cerca de R$ 9 mil em rendimentos mensais.
Diário de Natal 

Motorista colide em árvore e depois capota na zona urbana de Currais Novos


Por volta das 00h30 desta sexta (28/09) um acidente tipo capotamento foi registrado na Rua Dr. João Dultra de Almeida, próximo a APAE, envolvendo um veículo Chevrolet Corsa Classic de placas LNQ-7935.
Segundo o condutor, o mesmo deu um cochilo e acabou colidindo numa árvore, subindo o canteiro e tombando lateralmente. 
No veículo também estava um menor e para sorte de todos, saíram ilesos desse acidente. 
A Polícia Militar foi acionada e imediatamente compareceu ao local para fazer o isolamento da área e os procedimentos cabíveis.
Fonte: J Junior

Policial Civil é preso com carros roubados na Zona Norte


Um agente da delegacia de Plantão Zona Norte foi preso ontem (27) no final da tarde, no bairro Nossa Senhora da Apresentação, Zona Norte de Natal, acusado de receptação de carros roubados.
Segundo o delegado titular da Delegacia Especializada na Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas (Deprov), Frank Albuquerque, uma denuncia anônima alertou os policiais quanto a um Vectra roubado guardado na casa do agente e ao chegarem na residência, os policiais também encontraram um Ford Ka, com queixa de roubo.“No momento da prisão, Edson disse que os carros eram de amigos e que ele estava guardando para que as supostas vítimas aplicassem o golpe do seguro, mas falei com o dono do Ford Ka e ele negou conhecê-lo”.O agente estava escalado para o plantão dessa quinta-feira (27) e teve que ser encaminhado para ser autuado na delegacia de plantão Zona Sul.

No minuto

Governo do RN nomeia 40 novos agentes penitenciários nesta sexta-feira


Nesta sexta-feira (28), o Diário Oficial do Estado (DOE) publica a lista com o nome de 40 candidatos aprovados no Concurso Público para provimento do cargo de Agente Penitenciário. 
O concurso foi homologado através da Portaria nº 028 de 30/04/2010, publicada no Diário Oficial do Estado nº 12.202 de 01/05/2010.
A nomeação efetiva será prioritariamente para ocupar vagas na Penitenciária Estadual de Alcaçuz e foi estabelecida no início deste mês de setembro, em reunião que contou com a presença dos secretários de Justiça e Cidadania (Sejuc), Kércio Silva Pinto, da Segurança Pública, Aldair da Rocha, do juiz da 4ª Vara da Fazenda Pública, Cícero Martins Macedo, do Procurador Geral do Estado (PGE), Miguel Josino, além do coordenador de Administração Penitenciária do Estado (Coape), Francisco Aílson Dantas.Em fevereiro deste ano, a governadora Rosalba Ciarlini determinou que a equipe da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Sejuc), juntamente com o Gabinete Civil, promovessem os estudos para que fossem preenchidas as vagas dos agentes que tivessem saído do serviço público, para melhor suprir a demanda no sistema penitenciário do Estado.


Diário de Natal 

Morre motociclista que foi parar em cima de carro após acidente no interior


Morreu na tarde dessa Quinta-Feira (27), na UTI do Hospital regional Tarcísio Maia, em Mossoró, Everaldo Andrade de Oliveira, 37 anos, vítima de um acidente de trânsito enquanto ele trafegava em sua motocicleta Biz de cor preta, placas MZF-3366, no sentido Nova Betânia – Boa Vista. 
Na ocasião, ele teria avançado o sinal vermelho e colidindo com um carro de cor prata que vinha no sentido Centro – Nova Betânia.Com o impacto, o motociclista foi parar em cima do veículo.
Após o acidente, Everaldo foi encaminhado pela ambulância Bravo-2 do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência(Samu) para o HRT, com dores no tórax e com uma possível fratura na perna esquerda.
Apesar do esforço do SAMU e equipe médica, no hospital, a vítima não resistiu ao impacto e morreu.

Diário de Natal com Passando na Hora

Greve dos bancários é encerrada com retorno do serviço da Caixa Econômica

Os bancários da Caixa Econômica Federal resolveram retornar ao trabalho, a partir desta sexta-feira (28), depois de uma paralisação que começou no último dia 18.
A decisão foi tomada durante assembléia na qual os empregados da Caixa no Distrito Federal acompanharam a decisão adotada ontem (27) à tarde pelos bancários de São Paulo.
Com isso, acabou totalmente o movimento grevista dos bancários que chegou a fechar mais de 9,3 mil agências em todo o país, de acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf).
O primeiro dia de volta ao trabalho, ontem quinta-feira (27), para os funcionários do Banco do Brasil e dos bancos privados, por decisão tomada na Quarta-Feira (26) à noite, foi tranquilo, de acordo com o Sindicato dos Bancários do DF.
Da Agência Brasil

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Celulares de todo o país devem adotar nono dígito até 2016


A Anatel prevê que até 2016 todo os telefones móveis do Brasil adotem o nono dígito. 
A medida serve para aumentar a variedade de números de usuários em todo o país. A medida já foi adotada em São Paulo, onde, desde julho, todos os números que tem o código de área 11 ganharam o número 9 no começo. A previsão é que no Rio de Janeiro, a mudança aconteça em 2013.
Com informações do Estadão

TST manda empregados dos Correios voltarem ao trabalho a partir de amanhã


Após 16 dias de greve, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) determinou que os funcionários dos Correios voltem ao trabalho a partir de amanhã (28), de acordo com o horário de cada funcionário. 
Os ministros da Seção de Dissídios Coletivos decidiram também que os trabalhadores deverão compensar os dias parados com trabalho extra em até seis meses.
Se o trabalho não for retomado amanhã, a multa fixada é de R$ 20 mil por dia. 
O presidente do TST, João Oreste Dalazen, ressaltou que os empregados dos Correios têm um dos salários mais baixos entre todas as empresas públicas federais.
Os ministros decidiram que greve não é abusiva porque foi comunicada com antecedência pelos empregados à empresa.
Segundo os Correios, cerca de 11,8 mil funcionários aderiram à greve até hoje (27), o que representa 9,8% dos 120 mil funcionários da empresa.
Os ministros decidiram ainda que os trabalhadores terão um aumento de 6,5% retroativo a agosto. 



Os Correios tinham proposto reajuste de 5,2%, mas a ministra Kátia Arruda, relatora do processo de dissídio ajuizado pela empresa, aumentou o percentual, para “preservar minimamente o poder aquisitivo dos trabalhadores”.
“Há uma falta de atrativos na carreira que não podemos perpetuar”.
Também foi determinada a formação de uma comissão com representantes da empresa e dos empregados para debater a adaptação do plano de saúde oferecido atualmente às normas da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
A Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (Fentect) estima que o percentual de adesão foi entre 40% e 50%.
Da Agência Brasil

Seleção Brasileira fará estréia na Copa do Mundo às 17 horas


Além de divulgar a data do sorteio dos grupos e o prazo de envio das listas de convocados pelas seleções, a Fifa anunciou os horários em que as partidas da Copa do Mundo serão disputadas. 
Os jogos da fase de grupos serão disputados em seis horários diferentes: 13h, 16h, 17h, 18h, 19h e 21h. 
A grande final da Copa do Mundo terá o roteiro esperado pelos brasileiros. 
No anúncio oficial feito em Zurique, na Suíça, a Fifa ressaltou uma curiosidade interessante sobre os horários das partidas. 
A entidade máxima do futebol também aproveitou para já justificar as escolhas dos horários. 
Segundo o site oficial, as várias opções irão permitir tempos parecidos de descanso para cada seleção, além de amenizar a temperatura de locais mais quentes ao marcar os jogos no período da noite.
Conheça o caminho brasileiro na Copa do Mundo, respeitando o horário de Brasília:
12/06/2014 - 17 horas - Brasil x A2 - Arena Corinthians, em São Paulo
17/06/2014 - 16 horas - Brasil x A3 - Castelão, em Fortaleza
23/06/2014 - 17 horas - Brasil x A4 - Mané Garrincha, em Brasília
A estreia da Seleção Brasileira, por exemplo, na Arena Corinthians, acontecerá no dia 12 de junho, às 17 horas (de Brasília).

As oitavas e as quartas de final, já sem Manaus e Cuiabá como sedes, acontecerão às 13 horas e às 17 horas. 
Além de acontecer no estádio mais famoso do País, o Maracanã, a finalíssima será realizada no horário tradicional do futebol no Brasil: 16 horas de um domingo.

As semifinais, disputadas em Belo Horizonte e São Paulo, e a disputa pelo terceiro lugar, em Brasília, também estão marcadas para às 17 horas.
Desde 1994, nos Estados Unidos, nenhuma Copa do Mundo foi disputada em fusos-horário diferentes, como ocorrerá em 2014. 
Isso porque Cuiabá e Manaus estão uma hora atrasadas em relação a Brasília.
* Fonte: gazetaesportiva.net

Policia Militar prende acusado de tráfico de drogas na cidade de Currais Novos


Uma operação conjunta entre as Policias, Civil e Militar, comandada pelo o Delegado Dr. Luiz Antônio Filho deteve na manhã desta Quinta (27), Erivaldo Fidélix de Oliveira (Pesão) acusado de tráfico de drogas.
Pesão é apontado em várias investigações realizadas pela Polícia Civil, como vendedor de entorpecentes, principalmente crack e maconha, e o Delegado representou pela prisão preventiva e espera que ele possa passar um bom tempo fora de ação.
O Delegado acrescentou que operações como a de hoje, com apoio da Polícia Militar, serão cada vez mais freqüentes e novas prisões poderão acontecer em breve.
Fonte: PM Currais Novos

MEC muda programa para melhorar acessibilidade nas universidades


O Ministério da Educação (MEC) mudou o formato do Programa Incluir, destinado a investimentos nas universidades públicas para melhorar a acessibilidade de pessoas com deficiência. 
Com a mudança no programa, com o investimento direto nas instituições, o MEC espera melhorar as condições para o acesso e a permanência dos estudantes nos cursos de nível superior. 
O MEC informou ainda que, em 2012, foram investidos em todas universidades federais a quantia de R$ 3 milhões. 
Além das obras de adaptações, o MEC destacou que os recursos também poderão ser usados na aquisição de computador com interface de acessibilidade, impressora braille, lupa eletrônica e outros materiais didáticos e pedagógicos.
Para a diretora de desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) do Ministério da Educação, Adriana Rigon Weska, a mudança significou um avanço nas condições enfrentadas pelos estudantes com deficiência. 
De acordo com Adriana Weska, para atender a demanda pedagógica dos universitários com deficiência, a pasta vai criar o curso de letras – português/libras até 2014, em cada estado do país. 
O ministério prevê ainda abrir concurso até dezembro deste ano para contratação de 229 professores e 606 técnico-administrativos. 

Até 2010, o recurso era colocado à disposição por meio de editais e as universidades participavam de uma seleção para receber os valores. 
A partir deste ano, a pasta decidiu eliminar a seleção e definir já na proposta orçamentária os montante para cada universidade.
O último edital disputado pelas universidades foi em 2010 e sua vigência terminou em dezembro de 2011. 
O valor total previa a aplicação de R$ 5 milhões.
A previsão de investimento deve alcançar R$ 11 milhões em 2013, a serem aplicados em adequação arquitetônica para acessibilidade como rampas, barras de apoio, corrimão, piso e sinalização tátil.
"O governo federal tem feito um esforço de eliminar barreiras físicas pedagógicas e permitir o acesso à informação. 
É um avanço", disse à Agência Brasil.
“Serão ofertados mais 12 cursos de pedagogia na perspectiva bilíngue pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines) para formação inicial de professores e tradutores/intérpretes de libras”, disse.
A medida envolve as pastas do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Educação, da Saúde e da Secretaria de Direitos Humanos, com o Plano Viver sem Limites.

Agência Brasil

Segunda via do título só pode ser pedida até hoje


Termina hoje o prazo para que os eleitores requeiram a segunda via do título eleitoral em seus respectivos municípios. 
Começa também a divulgação dos documentos necessários para que os eleitores possam votar, assim como também o atendimento para dúvidas em relação às seções e locais de votação. 
A divulgação será feita pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), de forma oficial.
De acordo com a assessoria de imprensa do TRE, a movimentação dos cartórios é pequena.
A partir da próxima quinta-feira (4), os juízes eleitorais ou presidentes das mesas receptoras poderão expedir salvo-conduto em favor dos eleitores que sofrerem violência moral ou física na sua liberdade de votar.
Os candidatos só poderão divulgar propaganda paga, na imprensa escrita, e a reprodução de propaganda do jornal impresso na internet, até a próxima sexta-feira.
As coligações terão liberdade, na véspera, para fazer propaganda até às 22 horas. 


O fim do prazo para a requisição da segunda via do título de eleitor não aumentou a procura nos locais habilitados. 
O Tribunal segue o cronograma de organização da logística do processo eleitoral. 
As urnas já começaram a ser enviadas para os locais de votação.
O período eleitoral também mexe com a legislação criminal. 
A partir da próxima terça-feira (2), nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, com exceção dos casos de flagrante delito ou em caso de sentença criminal condenatória por crime inafiançável. 
Também entra na exceção o desrespeito ao salvo-conduto.  
A determinação vale até o dia 9 de outubro, 48 horas após as eleições.
Também na quinta-feira, terminará o período de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão. 
Será finalizado ainda o prazo para a realização de comícios, reuniões públicas e similares. 
É o último dia em que poderão ser realizados debates.
No sábado (6), véspera da eleição, termina o prazo para a entrega da segunda via do título eleitoral. 
Das 8h às 22h do sábado, os candidatos poderão veicular propaganda eleitoral por meio de alto-falantes ou amplificadores de som.
Além dos carros de som com jingles e mensagens dos candidatos, eles poderão fazer caminhadas, passeatas e carreatas. 
Será o dia dos grandes arrastões. 
Cada juiz eleitoral organizará como se darão as mobilizações em sua região, para evitar o confronto entre adversários.
Diário de Natal

Audiência entre governo e servidores do ITEP termina sem acordo


A audiência de conciliação promovida pelo desembargador Assis Brasil, juiz convocado para o Tribunal de Justiça, ocorrida nesta tarde, 26, na sala da 3ª Câmara Cível, terminou sem que o Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Norte e os representantes do governo chegassem a um acordo, pondo fim a greve no órgão.
Diante da inexistência de possibilidade de acordo, o desembargador Assis Brasil decidiu pelo restabelecimento do trâmite normal do processo, assim como dos efeitos da decisão liminar proferida pelo então relator da Ação Cível Originária, desembargador Rafael Godeiro, em toda a sua plenitude, inclusive com o retorno da aplicação diária da multa ao SINPOL, no valor de R$50 mil por dia de descumprimento.Após apresentações de vários argumentos por ambas as partes, porém, diante da falta de propostas dos litigantes, o desembargador deu por encerrada a audiência sem a possibilidade de acordo. 

Assim, o caso será apreciado e decidido pelo Tribunal Pleno.

Diariodenatal.com.br, com informações do TJRN

Bancários das instituições particulares e BB encerram greve


Reunidos em assembléia na noite dessa quarta-feira (16) os bancários das instituições privadas decidiram acabar com a greve que começou na terça-feira da semana passada (18), e voltam ao trabalho nesta quinta-feira(27).
Os empregados dos bancos particulares aceitaram a proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) que prevê reajuste salarial de 7,5%, aumento de 8,5% do piso salarial e dos auxílios-refeição e alimentação. 
Os funcionários do Banco do Brasil (BB) e da Caixa também fizeram assembléias para analisar as propostas específicas feitas pelas duas instituições públicas. 
O pessoal da Caixa, no entanto, decidiu rediscutir a proposta em nova assembléia prevista para amanhã.
Determina também aumento de 10% para a parcela fixa da Participação nos Lucros e Resultados (PLR).
Os empregados do BB concordaram com a proposta do banco e também voltam ao trabalho nesta quinta-feira.
Da Agência Brasil

Loterias


Quina (Concurso 3005):

22
32
39
54
66

Mega Sena (Concurso 1428):

07
15
19
34
37
55

Timemania (Concurso 353):

06
25
38
44
65
66
74

Lotomania (Concurso 1283):
04
11
19
21
22
26
32
33
41
42
44
48
50
57
58
62
68
70
87
93

Lotofácil (Concurso 808):

04
06
07
10
11
12
14
16
17
18
20
21
22
24
25

Fonte: CEF